10 Ideias de Decoração Retrô

Se há um estilo que vem agradando em cheio várias pessoas é a decoração retrô, que traz de volta vários aspectos antigos para a nossa vida atual, decorando de maneira que relembre o passado, mas mantendo os pés no presente.

A palavra vem de “retrospecto” ou “retrospectiva”, e alude diretamente a algo que já ocorreu antes. Aplicada à moda e à decoração, tem feito grande sucesso entre os consumidores.

Decoração Retrô

Decoração Retrô – Confira diversas dicas e idéias para decorar neste estilo.

dicas decoração retrô

1 – uso de cores fortes e móveis característicos da época da década de 50 pode compor um bom visual para sua sala com decoração retrô

Desde um item mais simples até um cômodo inteiro decorados, o retro pode ser a solução para quem não abre mão de conforto e charme. Além disso, esse é o tipo de composição que “humaniza” um ambiente, já que determinadas composições muito modernas acabam tirando de uma casa sua aparência de “lar”, por exemplo. Se tudo é muito funcional e clean, pouco espaço é o que sobra para objetos com cores mais quentes e utilidades mais simples e divertidas.

decoração retrô sala

2- Já esse modelo, montado pela Mobly, usa cria uma releitura da decoração antiga usando cores mais vivas e contrastantes nos móveis

Claro que cada um tem suas preferências, mas se você é da turma que prefere móveis antigos com carinha de “casa da avó”, por que não investir na decoração retro?

Confira também outros estilos de decoração de salas e quartos.

Itens de Decoração Retrô

 Em tese, qualquer cômodo da casa pode ganhar o estilo. Não há problema algum que cozinha, lavanderias e banheiros também entrem na onda. Entretanto, vale a pena destacar que determinados objetos ficam mais bonitos se utilizados no quarto ou na sala.

Entre os itens mais comuns de sala de estar estão as mesas de centro, cômodas, cadeiras (poltronas) e rádios portáteis. Esses rádios são uma maneira divertida de decorar e serão a grande atração do ambiente.

móveis retrô

3- Nesta sala, o uso de cadeira e aparador retrô redecorados dão vida nova para o ambiente

decoração retrô sala

4 – Já essa sala usa aparador e móveis mais comportados, aliados a cor forte da parede para criar um contraste marcante

No quarto, as cabeceiras das camas, criados-mudos e abajures estão entre os itens mais pedidos. Telefones também são vendidos em formatos antigos e que funcionam de verdade. Pôsteres e papeis de parede são outras opções para deixar o quarto ainda mais bonito.

papel de parede retrô

5- Papel de parede com estampa com padrão retrô aliado às poltronas cria uma decoração super retrô

quadro retrô

6- Já nessa sala, com decoração mais tradicional, o detalhe fica pelos quadros e pôsteres de estilo bem retrô fixados na parede, que dão um ar todo diferenciado ao ambiente

Na cozinha e na lavanderia dois eletrodomésticos ganharam roupagem retro: a geladeira e a máquina de lavar. Grandes marcas, inclusive, investiram em linhas específicas para agradas aos consumidores que estão a fim de investir nessa composição. Elas possuem todas as funcionalidades modernas, porém sua “roupagem” é totalmente retro: coloridas, diferentes e com aspecto que lembra as décadas passadas.

decoração retrô 8

7 – Outra dica para quem busca uma decoração mais vintage são os eletrodomésticos da Brastemp da linha Vintage, que dão um ar todo especial a decoração

4 - Aqui, o uso de eletrodomésticos da linha vintage dão uma cara super descolada ao ambiente

8 – Aqui, o uso de eletrodomésticos da linha vintage dão uma cara super descolada ao ambiente

Mesas, cadeiras e outros objetos pequenos também podem ser encontrados em versão “antiga”, mas sempre mantendo a comodidade e o funcionamento modernos.

Qual a diferença entre decoração retrô e decoração vintage?

Se você já ouviu os dois termos e associa ambos a coisas antigas, pode ser que esteja se confundindo.

O termo “vintage” se refere a coisas antigas (de verdade): móveis, roupas e outros objetos que datem principalmente das décadas de 20 a 60. Já o termo “retrô” também remete a coisas antigas, com a diferença de que são produzidas pela indústria atual; ou seja, é uma espécie de releitura.

Esquema prático sobre a diferença entre Vintage e Retrô

9 – Esquema prático sobre a diferença entre Vintage e Retrô

Nos dois casos têm-se a possibilidade decoração com elementos que estão “fora de uso” nos dias atuais, dando-lhes lugar na sociedade atual.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

2 Comments - Add Comment

Comentários