7 Dicas de Como Economizar água

O Brasil tem enfrentado uma época seca e a área mais populosa do país, em São Paulo, está passando por uma fase complicada com a escassez de água. No entanto, precisamos aprender a economizar água durante todo o ano, independente da época em que estamos vivendo. Pode parecer clichê, mas água é um bem precioso e todos precisam colaborar para que esse recurso não se esgote por completo.

Existem algumas dicas simples de economia que podem ser incorporadas ao seu dia a dia e que ajudam – e muito! – a preservar nossas reservas de água.

Confira 7 Dicas para Economizar Água.

Confira 7 Dicas para Economizar Água.

Como Economizar Água – Evitando o desperdício

As nossas ações em casa são responsáveis por grande parte do desperdício de água. Para evitar isso, comece a incluir as seguintes ações em sua rotina:

  • Diminua o tempo de banho: se você tem o costume de passar mais de 15 minutos no banho, considere a hipótese de diminuir esse tempo aos poucos. O tempo médio ideal é de apenas 10 minutos, necessários para a limpeza do corpo e ainda evitando que sua pele fique ressecada por causa da exposição prolongada sob a água. Para se acostumar aos poucos, diminua um minuto por dia até atingir sua meta. Para lembrar a hora de desligar o chuveiro, acione um alarme ou coloque uma playlist para tocar que termine exatamente no tempo recomendado.
  • Encha a pia na hora de lavar a louça. Assim você consegue umedecer toda a louça a ser lavada e a economia média é de 10 litros de água limpa por semana.
  • Não lave o quintal com mangueira. Utilize baldes para limpezas pesadas e vassouras para folhas, poeira e outras sujeiras leves.
  • Evite levar o carro em lava rápidos durante o período de racionamento e, quando for lavar em casa, utilize um balde ao invés da mangueira.
  • Se você possui jardim e gramado, instale um sistema de irrigação inteligente que desligue sozinho. Se preferir regar a grama, escolha o horário das seis às oito da manhã ou após as 19h. Isso evita o excesso de evaporação e você gasta menos água.
  • Utilize a água descartada pela máquina de lavar roupas para outros fins: uso de descarga, limpeza de quintais, varandas e áreas para animais são ótimas idéias para reaproveitar esse descarte.
  • Use as torneiras com consciência: abra apenas quando for realmente utilizá-las. Isso significa que elas devem permanecer fechadas enquanto você escova os dentes ou faz a barba.
Infográfico com dicas importantes de como economizar água

Infográfico com dicas importantes de como economizar água

Vazamentos

Vazamentos são coisa séria: uma torneira pingando gasta em média 46 litros de água por dia. Se o vazamento for maior, o desperdício será enorme. Sempre verifique se está tudo bem com seu sistema de encanação e quando surgir qualquer problema, acione imediatamente o sistema de abastecimento.

Com esse tipo de economia é possível reduzir drasticamente o desperdício de água e ainda diminuir o valor da conta de água no fim do mês.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários