Abajur – Iluminação e decoração



Do francês abat-jour (algo como “abaixar a luz”), o abajur é uma luminária que permite que a luz não seja vista com intensidade, diretamente da lâmpada, e sim “quebrada” por uma cúpula, o que possibilita uma iluminação mais aconchegante e menos “agressiva” aos olhos. Os primeiros abajures foram criados a partir da ideia de reproduzir nas casas a iluminação que já era utilizada nas ruas – com lampiões, por exemplo. Mais tarde, sendo peça importante no movimento Art Noveau, ganharam cor e ares de objeto de arte: os abajures Tiffany unem em suas cúpulas peças de vidro e cobre, soldadas entre si.

Abajur Simples

Abajur simpls e branco para uma decoração de ambientes mais minimalista

Para aproveitamento ou destaque de um determinado ponto de um cômodo, um abajur parece ser uma das soluções mais indicadas, já que dispõe de dupla função: iluminação e decoração. Porém, é sempre importante lembrar que a intenção é complementar a iluminação ou proporcionar um ponto de luz para uma função específica (num criado-mudo ao lado de uma poltrona de leitura, por exemplo), e não iluminar completamente todo o local.

Abajur na decoração de ambientes

No quarto de um bebê, a iluminação delicada de um abajur não impede que ele durma tranquilamente. É ótimo apoio na hora da amamentação, pois deixa o ambiente à meia-luz e não incomoda a visão do bebê, que é muito sensível; além de servir para acalmar pais de primeira viagem, que estão sempre dispostos a dar uma “olhadinha” no bebê durante a noite.

A decoração de quarto infantil pode também contar com uso do abajur. O mercado tem oferecido objetos que contêm desenhos específicos para as crianças, e a procura aumenta sempre mais. Nos dias de hoje, muito mais pessoas se preocupam com a decoração e funcionalidade do quarto dos filhos do que há décadas. Por isso mesmo é fácil encontrar abajures de cúpulas giratórias com desenhos vazados que proporcionam figuras brilhantes em movimento nas paredes quando ligados. Além de distrair e acalmar, o efeito estético é muito bonito.

Abajur tinta

Abajur lata de tinta: modelo criativo de abajur para a decoração de ambientes mais lúdicos, como quartos infantís

Para quartos de estudos e escritório, o ideal é fazer uso de luminárias menores e funcionais. Indicam-se, nesse caso, cúpulas mais claras, que possibilitam melhor aproveitamento da luz para leitura e escrita. Em salas e ambientes receptivos, o abajur pode ser um acessório mais ousado. Respeitando a lei da proporção (onde o abajur vai ficar) e estilo (está em harmonia com o restante da mobília e acessórios? Está destoante?), não há problema algum em escolher um modelo maior ou de cor mais forte e produzido a partir de materiais diferentes ou inusitados.

Vale ainda lembrar que lâmpadas que retém menos calor – como as lâmpadas LED –  são mais seguras, deixam a iluminação agradável e diminuem o risco de acidentes.

Modelos de abajur

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários