Adubo Orgânico Caseiro – Como Fazer Passo a Passo

Você tem uma horta em casa ou trabalha com agricultura familiar? Siga lendo este artigo e aprenda o que é e como fazer seu próprio adubo orgânico caseiro.

Ao contrário do que pode parecer produzir um adubo orgânico caseiro não é nada difícil, muito pelo contrário. O processo que apresentarei aqui é simples e muito barato.

Sendo assim, você aprenderá como criar, de forma prática, ambientes propícios para que micro-organismo e nutrientes possam se desenvolver e promover benefícios às plantas.

Bem, antes de passar a receita do adubo orgânico caseiro aprenda mais sobre o mesmo e para o que serve.

Basicamente, o adubo orgânico caseiro é tipo específico de suplemento que é utilizado para fornecer todos os nutrientes que uma planta necessita.

Sem estes nutrientes, suas plantas não têm a menor possibilidade de se desenvolver adequadamente.

Sendo assim, o mesmo é produzido a partir de materiais orgânicos. Temos dois tipos de adubo orgânico caseiro:

  • Adubo que recebe uma quantidade mínima de produto químico
  • Adubo que não recebe produto químico

Dentre os inúmeros benefícios desse tipo de produto podemos citar coisas para além da saúde das plantas.

Os adubos orgânicos caseiros também trazem muitos benefícios ao solo que aumentam seu nível e tempo de produtividade.

Não eventualmente, os solos são constantemente prejudicados pela adição de produtos químicos. Eles perdem seus nutrientes mais rapidamente e em pouco tempo nada consegue se desenvolver no local.

Desse modo, utilizar o adubo orgânico caseiro significa preservar o solo e produzir alimentos mais nutritivos e saudáveis.

Quando falamos em alimentos orgânicos, é comum nos referirmos apenas aos agrotóxicos que são aplicados, contudo, os produtos inseridos no solo também interferem.

Como Fazer Adubo Orgânico

Se você deseja preservar seu solo e deixa-lo mais nutritivo ou pretende cultivar alimentos orgânicos, a dica é fabricar seu próprio adubo orgânico caseiro.

Lembrando que você pode fazer um adubo simples (minhoca, esterco e húmus, pó de ossos, carvão etc.) e o complexo (composto orgânico líquido).

Então, confira na sequência um passo a passo fácil e prático para ter seu produto em pouquíssimo tempo:

  1. A priori, encontre um recipiente grande que caibam todos os restos que conseguir juntar e coloque-o em algum local ao ar livre. Isso porque o cheio costuma ficar um pouco forte.

Você pode comprara caixas apropriadas para composteira ou pode usar baldes ou latas de lixo.

  1. Faça furos na parte inferior do mesmo para que o material orgânico em decomposição, chamado de chorume, possa sair futuramente.
  2. Em seguida, recolha todo o material orgânico de casa (resto de alimentos, folhas, grama, plantas, frutas, borra de café etc.) e junte nesse recipiente.

É importante ter a borra de café, pois, sem dúvida, a riqueza de carbono é indispensável para o processo. Os verdes também são importantes.

  1. Distribua o material em camadas: uma camada de nitrogênio que é material úmido, e três de carbono que são os secos (serragem, folhas secas, papelão etc.).
  2. Por fim, aguarde o processo por algumas semanas. O adubo estará pronto quando ganhar um cheiro característico de terra.

Adubo Caseiro Para Orquídeas

Adubo Caseiro Para Orquídeas

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de esterco bovino bem curtido
  • 200 ml de água

Em seguida, misture, guarde em um recipiente fechado e aguarde por 2 dias. Posteriormente, coe a mistura e pronto, basta mergulhar as raízes da orquídea por 10 minutos.

Adubo Orgânico Com Resto de Alimentos

adubo orgânico

Para fazer a compostagem, o melhor é ter os recipientes específicos para isso e seguir o primeiro passo a passo deste texto. Por conseguinte, é importante contar com algumas minhocas no processo.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Comentários