Alvenaria Aparente: rústico e elegante



Engana-se quem pensa que casas de alvenaria aparente são apenas “rústicas”. Pelo contrário, esse tipo de escolha é uma das maneiras mais interessantes e elegantes de mostrar todo o aconchego de um lugar. Os tijolos aparentes estão cada vez mais em alta. Se antes eles estavam apenas presente em casas de campo, chácara e sítios, hoje a alvenaria aparente está também espalhada por casas na cidade, tanto no exterior quanto no interior, sem perder o contato com a modernidade.

fachada em alvenaria aparente

fachada de casa moderna em alvenaria aparente

Outra característica interessante da alvenaria aparente é a descontração que ela invoca. A impressão que se passa é que o acabamento ficou “por fazer”, ou seja, não há uma preocupação rígida com estilos. Obviamente, como a ideia é intencional, há de se tomar alguns cuidados para que o resultado final fique realmente bom e sim, o trabalho é cuidadoso.

A colocação das peças pode ser regular ou irregular. No segundo caso, a ideia é descontrair ainda mais, com os tijolos não seguindo uma linha rígida de colocação.

E para quem gosta da ideia, mas ainda não pretende investir na alvenaria real, vale saber que existem papeis de parede que imitam com perfeição o efeito. Eles são fáceis de aplicar e muito utilizado em interiores.

residência contemporânea com térreo em alvenaria aparente

residência contemporânea com térreo em Tijolos aparentes maciços

Como utilizar a alvenaria aparente

Existem várias maneiras de se utilizar a técnica da alvenaria aparente e não apenas em exteriores. Algumas aplicações interiores são muito interessantes e podem ser investidas em praticamente todos os tipos de casa.

  • A mais conhecida aplicação é a de revestimento exterior. Ela confere um ar rústico ao local, mesmo que a parte de dentro esteja acabada e revestida de outra forma.
    Fachada simples de casa moderna em alvenaria de tijolo maciço aparente

    Fachada simples de casa moderna em alvenaria de tijolo maciço aparente

    Alvenaria de pedras aparente em residência contemporânea

    Alvenaria de pedras aparente em residência contemporânea

  • Áreas de churrasco, lazer ou varandas ficam ótimas com esse tipo de aplicação.
  • Para quem quiser utilizar em interiores, mas não quer que o cômodo inteiro fique da mesma maneira, poderá optar por utilizar a alvenaria aparente apenas em uma das paredes. Na sala, por exemplo, na parede da lareira ou atrás de algum móvel como o sofá. Nos quartos, atrás da cabeceira da cama ou atrás de algum espelho grande ou divã. Em quartos infantis vale pintar os tijolinhos num tom claro e cobri-los com desenhos divertidos.
    Sala de estar em alvenaria aparente em parede

    Sala de estar em alvenaria aparente em parede

    Interior revestido em tijolos aparentes em Loft de São Francisco

    Interior revestido em tijolos aparentes em Loft de São Francisco

  • Na cozinha pode ser localizada atrás da área de trabalho da pia e do fogão e na sala de jantar, atrás de aparadores ou cristaleiras, seguindo a linha da mesa, em uma parede solitária. Pratos e quadros nessa parede completam a decoração.

    cozinha revestida com alvenaria aparente, e decorada com luminárias pendentes

    cozinha revestida com alvenaria aparente, e decorada com luminárias pendentes

 

Aquisição e execução

Na hora de comprar os tijolinhos, certifique-se da qualidade do produto. É imprescindível que ele seja resistente, do contrário é muito provável que você tenha de repor as peças no futuro ou até mesmo desistir do estilo, cobrindo a parede. O tijolo não pode esfarelar com facilidade nem se quebrar com o mínimo de esforço aplicado.

Lembre-se também que, após escolher o local em que vai deixar a alvenaria aparente, a execução do trabalho precisa ser bem feita, de preferência por alguém especializado e com experiência no assunto.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

One Response - Add Comment

Comentários