Amarílis: Como Cuidar, Como Plantar, Cores

Popularmente conhecida como flor de açucena, a Amarílis é uma flor lindíssima e que traz diversos significados. A amarílis pertence à família das flores amaryllidaceae que por sua vez possui vários gêneros e são divididos em espécies distintas. Veja como cultivá-la em casa.

O Que é a Planta Amarílis

O Que é a Planta Amarílis

Hoje vou falar da Hippeastrum hybridum que é bastante confundida com a Amaryllis belladonna, proveniente da África do Sul. Muita gente também costuma fazer confusão, confundindo a mesma com os lírios, devido à similaridade de suas flores. Por isso, quando falarem sobre açucena, ou flor da imperatriz, está diante da amalílis.

A depender de como é cultivada, a planta pode florescer durante 10 anos e suas flores podem medir 20 centímetros de diâmetro e com cores variadas. Todavia, as flores costumam medir entre 30 e 60 centímetros e sua floração ocorre entre os meses de outubro e dezembro;

Como Cuidar da Amarílis

Como Cuidar da Amarílis

A amarílis é uma planta da classe das herbáceas, portanto, é perene e se multiplica por meio de bulbos.

Temperatura: A mesma se desenvolve melhor em temperaturas amenas, mas consegue florescer também em temperaturas um pouco mais baixas. Embora a melhor época para plantio seja no mês de outubro, a açucena pode ser plantada em qualquer época do ano, contanto que seja em regiões mais frias, beirando os 20 graus. Por isso, a amarílis é uma planta muito indicada para lugares frios e para jardim de inverno.

Luminosidade: Temos aqui uma espécie que gosta bastante de luminosidade, por isso, o indicado é que tome sol diretamente por pelo menos 4 horas ao dia.

Regas: Regue com o objetivo de deixar ao solo sempre úmido, logo, não encharque e não deixe muito seco, em dias muito secos e quentes, regue duas vezes ao dia. Uma vez pela manhã e outra no final da tarde.

Solo: A amarílis precisa de solo arenoso e fértil, então você deve usar a seguinte mistura:

  • 15% de vermiculita e 85% de pinus
  • 1 parte de terra de jardim (comum)
  • 1 parte de terra tipo vegetal
  • 2 partes de areia lavada de construção

Cores de Amarílis

Por conseguinte, a açucena traz uma boa variedade de cores, por isso é uma das mais recomendadas em se tratando de plantas para jardim. Por outro lado, pode ser usada sem nenhum problema como arranjo de mesa de casamento ao ar livre e ainda em buquês de noiva.

É possível encontrar flores nas cores: vermelho intenso, branco, coral, rosa, mesclada e degradê, azul, amarela e laranja. A saber, todas são cultivadas exatamente da mesma maneira. Mesmo solo, tipo de rega, etc.

Cores de Amarílis Cores de Amarílis

Cores de Amarílis Cores de Amarílis

Como Plantar Bulbos de Amarílis

  • A princípio, prepare o solo da forma como expliquei anteriormente, mas colocando argila ou um pouco de brita no fundo;
  • Em seguida, insira uma manta de poliéster ou bidim em cima da argila ou da brita. Este é um sistema de drenagem;
  • Depois, coloque um pouco de substrato e adicione o bulbo no meio;
  • Por fim, complete com um pouco mais de substrato e coloque um pouco de cascas de árvores para evitar que apareçam ervas daninhas;
  • Cuidado com as regas. Não encharque o solo, pois o bulbo pode apodrecer;
  • Assim que as folhas começarem a aparecer, fertilize o solo mensalmente usando: NPK 6-12-6 ou ainda o 10-10-10. A quantidade ideal são 5 colheres de sopa por cada metro quadrado;

 

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários