Andaimes – montagem tubulares, fachadeiros e suspensos



Você está construindo seu empreendimento ou quer fazer uma pequena reforma.  A primeira preocupação é saber quais ferramentas você vai utilizar. Se for fazer um serviço de manutenção ou até mesmo limpeza na fachada de um prédio, por exemplo, os andaimes são a solução mais eficiente e segura para fazer obras de reparo em uma determinada altura em que fosse impossível a utilização de uma escada de alumínio.

tamanhos de andaimes

andaimes moveis de três tamanhos diferentes

Geralmente são confeccionados em metal, apresentando formato tubular ou de torre e eles têm a função de dar suporte ao profissional em locais altos e de difícil acesso com a escada, como fachadas e muros de prédios e empreendimentos. São montados próximo ao local em que será feito o trabalho, intercalado por tábuas de madeiras, formando uma torre, que garantem ao operário locomover-se na estrutura.   Eles podem ser utilizados para limpeza (dando sustentação e segurança ao profissional para realizar a atividade), construção propriamente dita e serviços de reparo, a exemplo de pinturas, aplicação de reboco, revestimentos, dentre outros.

Locação de Andaimes

A locação dos andaimes é uma alternativa muito boa para quem deseja construir ou fazer pequenos reparos e deseja utilizar por pouco tempo o equipamento. Existem empresas do ramo de construção civil que vendem ou fazem locação desses equipamentos. Porém alguns cuidados devem ser tomados durante a locação: deve-se verificar a quantidade de pelas que serão locadas, a fim de se ter um controle e evitar prejuízos financeiros. Como todo e qualquer tipo de equipamento, os andaimes devem ser utilizados por profissionais preparados tecnicamente, munidos das EPI’s (equipamentos de proteção individual) para utilizar adequadamente o andaime, a fim de prevenir e evitar acidentes. Antes de iniciar o trabalho na obra, os andaimes devem ser inspecionados, ou seja, passar por uma conferência para saber se foram montados da forma correta, com o intuito de prevenir acidentes.

Assim como durante a montagem dos andaimes é preciso ter atenção redobrada, na desmontagem não é diferente. A estrutura deve ser desmontada paulatinamente, ou seja, peça por peça. Ao final, deve ser conferida para garantir que ele vai ser devolvido completo, sem faltar uma única peça. Ter o cuidado também de verificar na descrição da nota fiscal de locação as características do andaime locado, a fim de evitar trocas de materiais. Tendo os devidos cuidados com a organização e conservação dos materiais, bem como sua utilização atendendo às normas de segurança, sua obra ou empreendimento será um sucesso.

Imagens de Andaimes

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários