Aparador – Móvel para decoração de salas



Para você que não está habituado com este móvel, o aparador é um móvel que é colocado em salas, principalmente de jantar, servindo originalmente como um móvel de apoio para panelas e utensílios a serem colocados na mesa de jantar. Atualmente, o charme desta mesinha ganhou o mundo e ele também assumiu um caráter decorativo, sendo utilizado também em salas de visitas, como um suporte para objetos decorativos, artesanato, entre outras coisas

Aparador de sala tampo preto e elegante

Aparador de sala tampo preto e elegante

História do aparador na decoração

No século XVIII eram comuns grandes jantares entre as famílias nobres da época. E como apoio para os utensílios de serviço da refeição, as salas de jantar eram compostas por longas e largas tábuas que facilitavam o trabalho dos funcionários que serviam os ricos. Em geral, essas mesas e tábuas de apoio eram feitas de madeira ou mármore sobre uma estrutura qualquer ou sobre pequenos móveis. Com o passar do tempo, já eram armários fechados por portas e com prateleiras para guardar os aparatos de serviço.

O avanço e consolidação da Revolução Industrial fizeram com que crescesse a procura por aparadores. As pessoas perceberam que era um móvel bastante útil e assim cresceu o número de aparadores para o uso doméstico. Como naquele momento ainda era considerado um móvel grande, seu tamanho permitiu que se incorporasse na decoração do ambiente, servindo também de apoiador de vasos, esculturas, cristais, artesanato, entre outros objetos. A partir do século XIX, o aparador se espalhou pelo mundo e marcenarias europeias introduziram cada vez mais novos materiais, acabamentos e formas, além de dobradiças e puxadores.

Aparador de madeira rústico

Aparador de madeira rústico

Aparadores na decoração atualmente

Hoje, seu uso é mais no hall de entrada (que pode ser ampla situada na entrada de um prédio ou pequena contígua à porta de entrada) da residência, como um “cartão de visita”, causando boa impressão a quem chega ao local. Pode ser usado como bar, separador de ambientes, porta-objeto, porta-retratos etc. Mas lembre-se de decorá-lo comedidamente, ou seja, com moderação, caso contrário, os adornos chamarão mais atenção do que a própria peça em si. Quando o aparador é encostado na parede, é possível colocar um espelho decorativo ou um quadro acima dele, deixando o ambiente mais elegante.

 

aparador de sala branco

aparador de sala branco

Em salas de TV, é possível guardar pequenos objetos no aparador, como controles de TV, DVD e outros aparelhos que a residência possuir, livros e/ou revistas. Na copa (cômodo da casa junto à cozinha, onde se guardam roupas de mesa, talheres, louças e a realização de pequenas refeições), os aparadores servem como bufê (do francês, buffet) – a mesa onde a comida fica exposta – que serve para apoiar as tigelas, louças e demais aparelhos durante a refeição.

É importante ter cuidado com o tamanho e a altura do aparador, pois ele pode destoar (estar em desarmonia, não combinar) com o resto do ambiente. Ele não pode ser nem muito pequeno, nem muito grande; sendo assim, preocupe-se em aliar o tamanho dele com os demais objetos presentes nos recintos, assim como cores, modelos e tamanhos dos mesmos.

 

aparador de sala tampo de vidro

aparador de sala tampo de vidro

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários