Aquecedor Solar – preços, dicas e instalação



O aquecedor solar é basicamente um sistema coletor de energia do Sol. Ele funciona atravéz da luz solar, que é e captada por painéis, também chamados de coletores ou placas solares, formados por células fotovoltaicas e transformada em energia mecânica ou elétrica. Esse tipo de energia é utilizada, sobretudo para o aquecimento da água. Esse equipamento permite armazenar energia para uso posterior (principalmente à noite) num reservatório térmico (também chamado de boiler – uma caldeira elétrica para aquecimento de água). Muitos locais e estabelecimentos* que necessitam de água quente se utilizam dessa fonte, como: residências, hotéis, motéis, indústrias, hospitais, edifícios etc.

aquecedor solar para banho

sistema de aquecedro solar para aquecer água do banho

História do aquecedor solar

Em 1767, o cientista suíço Horace de Saussure fez as primeiras experiências com a energia solar, constatando que a água poderia ser aquecida através de uma caixa revestida com isolante térmico. E só por volta de 1890, que o sistema de aquecimento da água por meio do sol começou a ser utilizada na Califórnia, sendo um tipo de energia bem mais barata e benéfica que a madeira queimada e o carvão. O uso da energia solar entrou em declínio no começo do século XX quando foram descobertos depósitos subterrâneos de petróleo e gás natural, barateando a energia gerada por combustíveis fósseis. Por outro lado, no século XXI se começa a pesquisar novamente o uso da energia solar, em decorrência da conscientização ecológica da população, e hoje, o aquecedor solar se tornou uma boa alternativa aos aquecedores à gás e aquecedores elétricos.

Benefícios de se ter um aquecedor solar

Além de se destacar por ser um tipo de energia renovável, inesgotável, gratuita e limpa, a utilização do aquecimento solar é ecologicamente correta, pois não polui, ou seja, não agride o meio ambiente. A desvantagem é que essa energia só funciona durante o dia, enquanto o sol aquece, por isso, há quem considere uma forma complementar de energia. Embora exista esse pormenor, proporciona elevada economia na conta de luz (quase 70% de redução) e não apresenta riscos a quem se utiliza dessa energia. Além disso, a instalação desse tipo de sistema valoriza o imóvel.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Departamento Nacional de Aquecimento Solar (DASOL) da Associação Brasileira DE Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), as estatísticas mostram que para cada 1 m2 de coletor instalado, permite os seguintes benefícios ao ambiente por ano: economia de 66 litros de diesel, economia de 55 kg de gás de cozinha (GLP), economia de 73 litros de gasolina, eliminam a queima de 220 kg de lenha, evitam o uso de usinas termoelétricas e de energia nuclear, evitam a inundação de 56 m2 para geração de energia elétrica e proporcionam a economia com gasto de energia elétrica.

placas de um aquecedor solar

placas de um aquecedor solar

Tipos de aquecedro solar

Há dois tipos básicos de aquecedores solares no mercado: os planos e os evacuados. Os planos geralmente são feitos a partir da montagem de uma tubulação de cobre soldado a uma chapa do mesmo material. A superfície que absorve os raios solares é revestida com placas pintadas de tintas escuras, pois absorve mais que as claras e absorve a maior parte da radiação solar incidente. Assim que atinge a superfície é automaticamente convertida em energia térmica, ou seja, calor. As placas de absorção podem aquecer a água a uma temperatura de até 70º C e são comumente usadas em residências. As paredes laterais e a parte traseira do coletor são isoladas com materiais que resistem a temperaturas superiores a 200º C. Os evacuados – também chamados de coletores a vácuo – podem ser encontrados em versões de fluxo direto ou com reservatório acoplado. A perda de calor é minimizada por causa do envelopamento da estrutura localizada dentro do tubo de vácuo, que é composto por dois tubos concêntricos (mesmo centro) fechados de forma separada em uma extremidade e fundidos (derretidos e lançados no molde) na outra. O espaço entre esses tubos é fechado hermeticamente (não entra ar) criando um isolamento a vácuo.

Instalação de aquecedor solar

Os aquecedores quando cuidados da forma correta costumam durar de quinze a vinte anos. Para que tenham essa durabilidade, recomenda-se lavar os vidros dos coletores duas vezes por ano, além de drenar a água do sistema pelo menos uma vez a fim de eliminar as impurezas acumuladas na tubulação. E é preferível Banhos à tarde ou à noite permite quando a água do termotanque está com maior temperatura.

Os valores dependem do tamanho e da capacidade do reservatório, mas é possível achar aquecedores a partir de R$ 900,00 (150 litros), R$ 1300 (200 litros) e até cinco mil reais para casas maiores ou que tenham o mínimo
de 180 m2.

aquecedor solar com placa e boiler

aquecedor solar com placa e boiler

É possível instalar esses aquecedores em apartamentos desde que sejam na cobertura. Para se ter em todos os andares o ideal é planejar já no começo das obras a implantação das placas no edifício. A instalação correta depende de alguns fatores, como: as características do imóvel onde será feita, a quantidade de placas coletoras e o tamanho do boiler, inclinação do telhado, entre outros, mas o mais importante a região e o clima onde será executado o processo. Uma das vantagens do Brasil nesse aspecto é ser um país tropical, que deixa viável a utilização da energia solar praticamente em todo o país. Locais mais afastados também se beneficiam, pois com esse abastecimento de produção energética e sua utilização ajudam a diminuir a procura nesses locais e consequentemente diminui a perda de energia que ocorreria na transmissão.

* O artigo 3 da Lei Municipal nº 14.459/07 determina, desde julho de 2008, que passa a ser obrigatório na cidade de São Paulo o uso de aquecedores solares em residências com quatro ou mais banheiros, no sistema de aquecimentos de piscinas e em estabelecimentos que fazem uso constante de água quente. Residências com até três dormitórios devem ter pelo menos a infraestrutura instalada para que possa receber esse sistema, tubulação em cobre ou outro material adequado à água quente.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

3 Comments - Add Comment

Comentários