Na construção civil brasileira, o uso da alvenaria e de peças cerâmicas para o revestimento ainda é predominante, por isso, algo que qualquer profissional da construção precisa conhecer é o traço e a manufatura de argamassas da construção, afinal elas estão presentes em diversas etapas da obra, desde a vedação através do assentamento da alvenaria, até o acabamento, no assentamento de peças cerâmicas e rejunte de azulejos e porcelanatos.

Pensando nisso, preparamos um apanhado de informações sobre as principais tipos de argamassas presentes no mercado, com suas principais características.

argamassa de assentamento para tijolos cerãmicos
argamassa de assentamento para tijolos cerãmicos

Tipos de Argamassa

A argamassa é um tipo de cola bem forte que serve para unir diferentes materiais na construção civil. É usada para fazer a ligação entre peças cerâmicas de revestimento, ou mesmo entre os blocos da alvenaria – tanto os cerâmicos quanto os de concreto. Além disso, ela também serve para impermeabilizar algumas superfícies quando usados os aditivos impermeabilizantes certos em sua composição, e até mesmo para nivelar as mesmas. Ou seja, fora o conceito de que a argamassa serve só para assentar os pisos!

Dentre os diversos tipo de argamassa existentes há 4 principais opções para funções específicas. São elas:

Argamassa de Assentamento

A argamassa utilizada para assentamento é o tipo mais conhecido e mais utilizado. Ela serve para unir tijolos e também blocos de alvenaria. A aplicação é bastante fácil podendo ser feita com o auxílio de uma colher de pedreiro ou até mesmo com uma bisnaga, dependendo da superfície a ser aplicada.

argamassa de Assentamento de blocos maciços cerâmicos
argamassa de Assentamento de blocos maciços cerâmicos
Aplicação Traço Quanto rende cada saco de cimento
Alvenaria de blocos de concreto 1 parte de cimento
½ parte de cal
3 partes de areia
30 metros quadrados
Alvenaria de tijolos maciços 1 parte de cimento
2 partes de cal
8 partes de areia
10 metros quadrados
Alvenaria de tijolos furados 1 parte de cimento
2 partes de cal
8 partes de areia
16 metros quadrados

Argamassa de revestimento

A argamassa para revestir é aquela aplicada na parede crua e até mesmo em um teto que acabou de ser construído. Ela tem a finalidade de cobrir, proteger e nivelar as superfícies.

Aplicação de argamassa de revestimento projetada por equipamento
Aplicação de argamassa de revestimento projetada por equipamento

Geralmente são aplicadas 3 camadas, cada uma com a sua função específica.

  • A primeira, também conhecida como chapisco, serve como base para todo o revestimento. É feita com 1 parte de cimento para 4 partes de areia grossa;
  • A segunda camada é o famoso emboço que tem como objetivo o nivelamento da superfície;
  • A terceira e última camada, conhecida como reboco, serve para dar o acabamento final para o local em que é aplicada, esta camada é opcional, dependendo do fim desejado.

Argamassa para pisos

É a massa usada para se aplicar pisos, cerâmicas, ladrilhos entre outros. É aplicada sobre a superfície do contra-piso, e fazendo a ligação entre este e a cerâmica ou acabamento aplicado.

argamassa Usada no assentamento de piso sobre piso de concreto
Usada no assentamento de piso sobre piso de concreto
Aplicação Traço Quanto rende cada saco de cimento
Cimentado 1 parte de cimento
3 parte de areia
4 metros quadrados com piso de 2,5 cm
Piso de Tacos 1 parte de cimento
3 parte de areia
4 metros quadrados
Piso cerâmico 1 parte de cimento
1 ½ parte de cal
4 parte de areia
7 metros quadrados

Argamassa impermeabilizante

Outra finalidade para qual a argamassa é utilizada é na impermeabilização de paredes e tetos, protegendo assim esses ambientes da humidade.

Como vimos há diferentes tipos de argamassa, cada um específico para um fim desejado. Por isso, antes de escolher é necessário uma análise cuidada para que a escolha seja a mais adequada para o seu objetivo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...

1 comentário

  1. Estou fazendo uma coluna concreto de 15x23x4m ferros 10 mm ,para colocar em cima uma caixa d’água 1000 litros. Aí me veio a dúvida:suporta?
    Obs.: Em cima da coluna uma cruz para colocar caixa. Obs. 2 – a coluna ta encostada na parede passando pra cima do telhado .

Deixe uma resposta