Argamassa para Porcelanato – Preços, Tipos, Assentamento

Aplicação der argamassa para porcelanato

Aplicação der argamassa para porcelanato

Para quem não sabe, argamassa é um produto utilizado por pedreiros para assentar pisos porcelanatos de cozinha, banheiros ou varandas, mais frequentemente. Se você não é um expert no assunto e acha bem estressante mexer com reformas, vamos compartilhar algumas dicas que podem facilitar a sua vida na hora de escolher a argamassa certa para assentar o porcelanato dos ambientes de sua propriedade.

Geralmente, o pedreiro indica o tipo de argamassa para utilizar em seu trabalho, informando quais materiais são mais adequados para cada tipo de serviço e também a loja onde você pode comprar os produtos. Mas, é sempre importante você ter noção do que está sendo usado em sua construção/reforma.

É sempre bom tomar alguns cuidados na hora da escolha, por exemplo, é fundamental dar preferência para as argamassas brancas, mesmo que algumas marcas ofereçam opções de cinza. A argamassa branca é melhor, principalmente, se o seu porcelanato for claro. Vale lembrar também que você não deve usar a argamassa comum, e sim a que é destinada a porcelanatos, porque ela possui um tipo de aderência adequada a esse tipo de piso.

Área interna e externa

Existem dois tipos de argamassa, a de área externa e a que é feita propriamente para áreas internas. É importante que isso seja respeitado, porque o piso pode perder a garantia caso não receba a argamassa correta no momento de ser assentado.

Tamanho

O tamanho do porcelanato também influencia na escolha do tipo de argamassa. Ou seja, quanto maior for a placa do piso, mais “potente” a argamassa deve ser. Por isso você deve informar isso ao seu pedreiro. Normalmente as peças de porcelanato possuem dimensões muito grandes, acima de 50 centímetros, podendo chegar até 80 cm, por isso, em geral, a argamassa necessária para assentar o porcelanato vai acabar sendo bastante poderosa.

Tipos de argamassa para porcelanato

Uma marca bastante conhecida de argamassa é a Quartzolit branca para uso interno, mas existem muitas outras marcas ótimas também. Normalmente, as argamassas são encontradas em sacos de 20 Kg, mas, muitas vezes, apenas um saco não é o suficiente, devendo você ter que comprar mais de um saco do mesmo tipo.

Rejunte

Quando se fala em argamassa não se pode deixar de falar em rejunte. Isso porque, quando se trata de cozinha ou banheiro, por exemplo, as duas coisas são compradas juntas. O tipo de rejunte adequado pode ser um pouco mais difícil de decidir do que a argamassa, isso porque há sempre uma dúvida sobre o que é mais apropriado para porcelanato.

Remoção de do excesso do Rejunte Epoxi

Remoção de do excesso do Rejunte Epoxi

Muitas pessoas compram o epóxi. Mesmo tendo um preço um pouco mais elevado, você tem a certeza de que ele não suja facilmente e é um material bastante flexível e impermeável (não penetra água). O epóxi também é muito resistente às manchas e à formação de bactérias e mofo. Você pode usá-lo tanto em paredes quanto em pisos, seja em áreas internas ou externas, em porcelanatos esmaltados, polidos, naturais, pedras especiais e cerâmicas em geral.

Muitos pedreiros podem não gostar muito do epóxi, porque acham trabalhoso e difícil de secar, o que pode acabar acumulando manchas no piso. Se assim for, procure outro tipo que atenda melhor ao trabalho do profissional, que seja também próprio para porcelanato. Mas lembre-se, nunca confunda argamassa com rejunte comum, porque a argamassa não chega a ser um epóxi, mas é específica para porcelanato.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários