Art Nouveau – Arquitetura, decoração, fotos

O Art Nouveau é um movimento derivado do Modernismo, uma corrente artística surgida na Europa entre o final do século XIX e o início do século XX. O pensamento principal do estilo era a inspiração na natureza e suas linhas curvas estruturais, ultrapassando as formas inspiradas apenas em flores e plantas, mas visando também todos os outros componentes da natureza. O termo “Art Nouveau” vem do francês e significa “Arte Nova”, e ficou conhecido também como “Estilo dos Jovens” na Alemanha e “Estilo Modernista” na Espanha, por sua forte influência nas gerações jovens do momento.

A construção e o design nouveau remontam ao início do século passado, mas suas formas envolventes ainda encantam muita gente,  sendo ainda tema de projeto de muitas casas contemporâneas.

Projeto de casa contemporânea estilo Art Nouveau na França

Projeto de casa contemporânea estilo Art Nouveau na França

Arquitetura Art Nouveau

Durante o período em que ganhou força, o Art Nouveau se destacou por utilizar materiais como ferro e vidro. Esses materiais acabaram se tornando símbolos desse tipo de aplicação na arquitetura. O ferro, que era utilizado para imitar a estrutura dos galhos e árvores e o vidro para dar leveza e modernidade às figuras.

Fachada de farmácia no estilo Art Nouveau

Fachada de farmácia no estilo Art Nouveau

Acesso ao metrô metropolitano parisiense em Ferro no estilo Art Nouveau

Acesso ao metrô metropolitano parisiense em Ferro no estilo Art Nouveau

Fachada e interior do Hotel Tassel, do arquiteto Vitor Horta

Fachada e interior do Hotel Tassel, do arquiteto Vitor Horta

Um dos primeiros artistas a investir pesado suas obras e projetos nesse movimento foi o belga Victor Horta, que construiu casas muito bonitas, todas baseadas no estilo Art Nouveau, exibindo escadas e corrimões com ferros entrelaçados, lembrando galhos e flores. Depois tivemos também o catalão Antonio Gaudí, que ficou famoso por suas obras coloridas, modernas e cheias de dinamismo, que são conhecidas mundialmente.

Decoração Arte Nouveau

Como dissemos anteriormente, o ferro e o vidro são elementos decisivos na arquitetura Art Nouveau, mas também na decoração é importante o uso desses dois produtos. Para salas, os moveis em tons sóbrios, mas com requintes naturais, como cantos arredondados e detalhes talhados em madeira são uma das características principais. Para quartos, cabeceiras de cama e criados mudos com detalhes em ferro, imitando arranjos florais e espelhos ficam lindos e deixam o ambiente ainda mais intimo e charmoso.

Em salas de jantar, o Art Nouveau pode aparecer com muito brilho: cristaleiras com vidros, pendentes e lustres de ferro, aparadores e espelhos dão um toque sublime ao local, deixando o ambiente de jantar muito mais bonito.

Decoração de interiores no estilo Art Nouveau

Decoração de interiores no estilo Art Nouveau

Qual a diferença entre o estilo Art Nouveau e Art Déco?

A diferença entre estes estilos é que o Art Déco foi um movimento posterior, começando por volta da década de 20, e durando até aproximadamente o início da segunda guerra.

O Art Déco influenciou também a arquitetura e decoração, mas possuía como características principais o uso da cor sólida e a influência do futurismo e do cubismo, fortes àquela época, com linhas mais retas e geométricas, diferentes das linhas utilizadas pelo Art Nouveau, mais naturais e curvas.

Arquitetura de interiores Art deco - mitas linhas retas e simetria

Arquitetura de interiores Art deco – mitas linhas retas e simetria

Arquitetura de interiores art deco - Formas orgânicas e simetria dispensável

Arquitetura de interiores art deco – Formas orgânicas e simetria dispensável

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários