Artesanato com Capim Dourado



Existem vários tipos de materiais utilizados para a produção de peças de artesanato. Com certeza você já deve ter visto muitas peças diferentes e bonitas, até porque o artesanato é muito forte em nosso país. O que pouca gente sabe é que além de servir como bons presentes e lembranças, as peças produzidas artesanalmente podem ser utilizadas como parte da decoração. Se tem um material que vale muito a pena conhecer e que realmente valoriza um ambiente com sua beleza é o capim dourado. Além do nome interessante, que lembra o ouro e a sofisticação, o capim dourado consegue dar um toque muito charmoso para um determinado local, que beira o  rústico.

peças de artesanato

peças de artesanato

Determinadas pessoas até preferem e optam por esse tipo de peça por terem mais a ver com seu estilo e também com a decoração de sua casa. Além disso, com o passar dos anos o artesanato ganhou destaque entre os projetos de decoração do mundo todo, elevando seu nível para um dos mais sofisticados.

O Capim Dourado é nativo principalmente da região do Tocantins e só pode ser colhido em determinadas épocas do ano. Além disso, existem regulamentações que preveem corretamente a colheita e utilização do material. O material faz parte da família das sempre-vivas e a partir dele é possível fazer peças variadas, tanto para decoração quanto para uso pessoal como pulseiras, brincos e colares.

Brincos de capim

Brincos de capim

Os primeiros usos desse capim como material para peças de arte remontam ainda dos anos 90, apenas em sua região nativa. De lá para cá as peças ganharam notoriedade e podem ser encontradas em diversas regiões do país.

O Capim Dourado na Decoração

Em vários ambientes da casa é possível utilizar as peças feitas a partir do material. Confira alguns usos:

  • Na decoração, é possível utilizar objetos de adorno como mandalas e quadros nas paredes, principalmente em salas e halls. Elas simbolizam uma ótima energia e combinam com praticamente todo tipo de ambiente
  • Na cozinha é comum o uso de fruteiras, porta-pães, travessas e vasos decorativos. Eles são úteis e podem ser usados normalmente. Porém, uma boa parte das pessoas prefere deixar as peças apenas como enfeite.
  • Varandas e áreas abertas podem ser decoradas com cadeiras e poltronas revestidas ou com detalhes de capim. A cor é excelente para ser apreciada também sob a luz natural. Esse tipo de peça costuma ser bem mais cara do que as peças menores, mas ainda assim, são encontradas facilmente.
  • Relógios feitos a partir desse capim são peças muito curiosas e igualmente versáteis. É possível utilizá-los em vários cômodos e ambientes e não apenas em residências como também em escritórios. Eles dão um toque rústico e ao mesmo tempo sofisticado ao lugar.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários