Artesanato em Madeira – Decorando com Peças de Madeira



Hobby para muita gente, profissão para outras, as peças de artesanato em madeira ganharam definitivamente espaço na decoração das casas. São bonitas, sofisticadas e ainda possuem aquele “gostinho” de personalização. Saber que aquela peça foi feita de maneira única com todos os cuidados, e não fabricada por partes e em larga escala, garante uma gostosa sensação de exclusividade (e reflete diretamente no seu preço, também).

artesanato em madeira

artesanato em madeira

Decoração com artesanato em madeira

Nos quartos, acessórios como abajures, porta-retratos, e molduras de parede são as peças mais utilizadas. Caixas para guardar pertences pessoais ou recordações (baús) também são muito úteis e ótimas opções para presentear alguém.

Para as crianças, as cestas para guardar brinquedos (organizadoras) e também o kit trocador e higiene para bebês (geralmente composto por porta-fralda, porta-algodão, lixeira etc.) são peças que podem ter inclusive, o tema escolhido pelos pais ou pela própria criança, personalizando ainda mais o seu cantinho.

É nesse ramo infantil, inclusive, que se concentra a grande maioria de artesãos brasileiros (principalmente via Internet), já que a procura por essas peças para os pequenos é muito grande e ganha cada vez mais espaço no comércio. Da mesma forma, a procura por cursos que ensinam as técnicas artesanais tem ganhado cada vez mais interessados, e consequentemente, o artesanato em madeira se torna cada vez mais popular.

A madeira mais utilizada na área do artesanato é a MDF (medium density fiberboard), que é leve e resistente, passível de pintura e colagem, que embora não seja exatamente madeira e sim um compensado, tem o preço inferior ao das madeiras mais nobres.

elefante de madeira decorativo artesanato em madeira

elefante de madeira decorativo

Entre as técnicas artísticas mais produzidas sobre madeira está a decupagem (do francês découpage, ato de recortar dando formas), que se utiliza de recortes (papel decorado) e colagem para decorar as peças, criando efeitos visuais muito bonitos. Um dos temas preferidos do artesão é a criação de painéis de madeira, que estão em alta na decoração de ambientes, e se tornado muito populares. Os mais populares são construídos com peças de madeira antiga.

Há também moldes vazados, disponíveis em formatos diversos, possibilitando a pintura de vários temas sem o risco de errar o traçado.

Outra tendência em madeira são as figuras feitas em pintura country, com motivos principalmente inspirados nos westerns e faroestes americanos, utiliza cores fortes e contrastantes entre si, além de transmitir o efeito interessante de que a pintura faz parte da madeira, como se tivesse sido costurada sobre a superfície da peça de artesanato em madeira.

painel de interior decorativo artesanato em madeira

painel de interior decorativo

Para quem deseja se arriscar no ramo do artesanato em madeira, há lojas que vendem as peças em MDF cru, ficando a cargo de o comprador fazer a arte e decoração do objeto de acordo com o seu gosto. Escolher um cantinho da casa para montar a própria oficina e manter lá ferramentas, tintas e materiais é outro passo importante para evitar bagunça dentro de casa. O resultado é compensador: para quem gosta de arte e tem bastante imaginação, este hobby pode se tornar uma verdadeira terapia e possivelmente uma fonte de renda extra.

Fotos de Artesanato em madeira

NOTÍCIAS DO MOMENTO

2 Comments - Add Comment

Comentários