Artesanato Patchwork – Decoração, tecidos e Ideias



Trabalhos manuais estão ganhando cada vez mais espaço no ramo de decoração. Isso acontece porque esse tipo de arte nos remete diretamente a algo simples, puro, familiar e aconchegante. Com isso, o artesanato patchwork começou a entrar de vez para o hall de ótimas idéias para decoração de ambientes. Entre os trabalhos manuais mais utilizados atualmente para a decoração está a técnica de retalhos, conhecida como patchwork. Esse tipo de trabalho reúne, literalmente, retalhos. A emenda dos tecidos é feita de maneira a formar bonitos desenhos e pode servir como capa para almofadas, painéis, colchas, mantas de sofá e até quadros. O resultado é aquela sensação aconchegante de “casa da vovó”.

artesanato Patchwork

Puff decorado Patchwork – artesanato Patchwork

Como funciona o Artesanato Patchwork

O trabalho reúne três camadas sobrepostas: o tampo, o enchimento e o forro. O tampo é quando os tecidos são costurados entre si. O enchimento é utilizado para dá volume à peça e o forro é o tecido de acabamento no final. Todas essas camadas são unidas para formar o patchwork. A técnica do patchwork não é difícil, e existem vários manuais à venda, publicados e online, que possibilitam o aprendizado da mesma. Em quartos infantis, a técnica tem sido bem aproveitada, devido ao seu colorido. Além disso, é possível destacar figuras como animais, personagens e bonequinhos, por sobre os retalhos reunidos.

Decoração de cabeceira de cama em Patchwork

Decoração de cabeceira de cama em Patchwork

Também é possível fazer decoração de festas com patchwork. A idéia começou com festas infantis e juninas, mas com o tempo foi se adaptando para todas as idades e situações. As cores dão um tom alegre à celebração e são usadas nas mesas de bolo, nas mesas de convidados, cobrindo as cadeiras, etc. Além de cortinas que formam fundos para fotos.

Além de tudo isso, o patchwork é uma excelente terapia e um ótimo hobby. Desenvolve a imaginação e a criatividade, e ainda permite que você decore sua casa com pouco dinheiro e o melhor: se divertindo enquanto planeja e executa cada peça.

Cortina Patchwork decorada

Cortina Patchwork decorada

Almofadas Patchwork

Almofadas Patchwork

Poltronas Patchwork

Poltronas Patchwork

Puffs Patchwork

Puffs Patchwork

Colcha de retalhos - retalhos

Colcha de retalhos – retalhos

A idéia do patchwork tem sido tão bem aceita que hoje em dia já é possível encontrar adesivos para azulejos e papeis de parede que “imitam” a técnica. O resultado final é uma parede que parece ter sido revestida de tecido “real” e é perfeita para quem não dispõe de tempo para fazer o patchwork, ou não sabe. Dependendo do material escolhido, ele sai mais em conta do que o trabalho artesanal. No entanto, vale ressaltar que o ideal mesmo é utilizar as peças em tecido. Elas são mais bonitas e valorizada que os adesivos, nesse tipo de decoração.

Móveis decorados com revestimento patchwork

Móveis decorados com revestimento patchwork

Sala decorada com sofás Patchwork

Sala decorada com sofás Patchwork

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários