Balancins leves (também chamados de balancins suspensos) nada mais são do que andaimes suspensos. Existem os balancins em L (manual ou elétrico), cujo formato foi criado para facilitar os serviços externos nos cantos das edificações. Dessa forma, os diversos serviços que precisam ser executados nas fachadas de prédios e casas, como reboco, pintura, aplicação de revestimentos, limpeza e manutenção, serão mais bem executados com o uso desses andaimes específicos para os cantos, que além de agilizar os serviços, uma vez que não será necessário deslocar o balancim para executar a outra fachada (no caso dos cantos), proporciona ao executor do serviço maior segurança e precisão na execução do serviço, principalmente se tratar de colocação de algum revestimento de forma intercalada.

Este tipo de equipamento não se presta a ser usado em prédios ainda em construção, a menos que a estrutura já esteja pronta, e só faltem os acabamentos da fachada, pois ele necessita ser fixado no topo da estrutura do projeto. Por isso acaba n~çao sendo utilizado em projetos de blocos estruturais, por exemplo.

Modelo de balancim suspenso para obras
Balancim suspenso

Balacim em L

Os balancins em L, não diferem em nada dos outros balancins convencionais no que se refere a sua estrutura, base (geralmente metálica ou em madeira), forma de sustentação (cabos de aço), e movimentação através de guinchos (no sentido vertical). No mercado existem diversas empresas que oferecem esse tipo de equipamento para venda ou aluguel, uma das recomendações de especialistas, é que se avalie a real necessidade da compra ou aluguel deste tipo de equipamento específico.

Balancim em L
Balancim em L para a manutenção de prédios de esquina

Aluguel de Balancim

No geral, o aluguel acaba tendo um custo-benefício maior, uma vez que o equipamento é utilizado muitas vezes em obras bem específicas e por períodos relativamente curtos. Para se especificar corretamente este tipo de equipamento, deve-se avaliar o tipo de serviço que será executado e sua velocidade, assim fica mais fácil especificar também entre os três tipos existentes:

  • Balancim mecânico leve – geralmente utilizado para serviços de reparo, pintura e manutenção;
  • Balancim mecânico pesado  – com dimensões e capacidades maiores, é mais empregado para a aplicação de revestimentos externos; e por último:
  • Balancim elétrico – movimentado através de motores. funciona praticamente como um elevador para os profissionais da obra
balancim manual com manivela
balancim manual com manivela

Outra questão importante a se observar no momento da escolha é a questão da segurança desses equipamentos, pois os mesmos devem estar dentro das principais normas de segurança (NR-18 e NBR-6494), a sua instalação deve ser feita por equipe qualificada, tendo a supervisão e responsabilidade de profissional legalmente habilitado e seguindo as recomendações técnicas do fabricante. E sempre no caso de locação deste tipo de equipamento, deve-se exigir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) da fabricação, da instalação e se necessário da manutenção do equipamento, podendo ainda incluir a contratação de seguro.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Nenhum comentário

Deixe uma resposta