Balaústres em projetos arquitetônicos



Elementos tradicionais na arquitetura, os balaústres são peças presentes desde a renascença na arquitetura civil, servindo quase sempre para o propósito estético de esconder parte do telhado, função hoje feita pela platibanda das chamadas “casas sem telhado“.

balaustre em concreto

balaustre em concreto

O que é Balaustre

Os balaustres são peças ornamentais utilizadas na arquitetura que têm na sua base diversas tendências estéticas como a romana, a grega e até mesmo a francesa.

Eles estão associados, normalmente, aos ambientes com escadas porque ajudam a suportar o corrimão ao lado da escadaria, além de trazer mais beleza ao espaço.

Devido à grande variedade de balaustres que existem há, consequentemente, diversos modelos disponíveis hoje em dia no mercado, sendo difícil escolher entre eles.

Estilos de balaustres

Tradicional

O balaustre tradicional, também conhecido como balaustre torneado, é aquele que tem quadrados nas bases da barra. E essas barras acompanham todo o movimento da escadaria, ou seja, elas viram conforme a inclinação das escadas, criando assim uma visão mais estética e harmoniosa. Este é o tipo mais utilizado tanto em residências como também em igrejas e outras construções.

Balaústre de escadaria clássico em madeira

Balaústre de escadaria clássico em madeira

Modelo de corrimão de escada bem clássico em balaustrada de madeira

Modelo de corrimão de escada bem clássico em balaustrada de madeira

Corrimão

Neste modelo os quadrados nas bases das barras apresentam tamanhos diferentes.

Os balaustres em corrimão têm, geralmente, um motivo decorativo no centro da barra, este motivo pode variar entre quadrados, bolas, enfim, de acordo com o gosto de cada um.

Balaústre de mármore para sacada de residência

Balaústre de mármore para sacada de residência

Balaústre usado em praça municipal

Balaústre usado em praça municipal

Ferro

Ao contrário dos balaustres em corrimão e os tracionais feitos em madeira, os balaustres feitos de ferro podem apresentar ao longo do seu comprimento diversos desenhos. Esses desenhos ou os motivos decorativos podem estar tanto no centro da barra como também no topo ou na base da mesma.

Balaustre de ferro para sacada

Balaustre de ferro para sacada

Apesar de fino o ferro é forte e suporta bem o peso do corrimão, não havendo problemas na utilização deste modelo.

Personalizados

Existem hoje em dia diversas empresas que oferecem a possibilidade do cliente criar o seu próprio balaustre. Este tanto pode ser de madeira como de ferro, de acordo com o gosto de cada um. A grande vantagem dos modelos personalizados é a exclusividade da peça.

balaústre em ferro personalizado para escada

balaústre em ferro personalizado para escada

Balaústre personalizado em aço inox

Balaústre personalizado em aço inox

Onde usar

Os balaustres podem ser utilizados nos mais variados espaços e para os mais diversos fins, dentre eles temos as escadarias, ao redor de piscinas, em varandas, e até mesmo em fachadas residenciais.

A dica para quem gosta dessas peças é pesquisar bem os modelos disponíveis e escolher o que mais se adeque ao fim e ao espaço desejado. Uma boa escolha é essencial para um bom resultado.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários