Baldrame – Viga de fundação para edificações de pequeno porte

Existem algumas etapas durante a construção que são essenciais para o bom êxito de uma obra ou projeto. Uma dessas etapas importantes é a instalação e preparação do baldrame. O baldrame é a viga de apoio de construções sobre o solo, sendo uma espécie de “base geral”, que distribui o peso da construção pelo terreno e mantém sua estrutura unida. É considerado um tipo de fundação rasa, utilizada principalmente em casas de alvenaria construídas em solo firme. O baldrame é feito a partir de vigas, construídas embaixo das paredes.

Baldrame moldado sobre blocos de fundação superficiais, as chamadas sapatas.

Baldrame moldado sobre blocos de fundação superficiais, as chamadas sapatas.

Preparação da viga baldrame

Antes de preparar a fundação, é importante lembrar de deixar prontos os conduites para passagem de fios de energia e telefone, assim como a rede de esgoto. A rede de esgoto precisa ser planejada com cautela. Geralmente, água que vai para a pia da cozinha desce para uma caixa de gordura e a água da pia do banheiro (lavatório) é levada para uma caixa conhecida como “sifonada”. A ligação entre as tubulações leva a água toda direto para a caixa de inspeção.

Os conduites de energia e telefone vão atravessar o baldrame, portanto as entradas deles devem ficar prontas antecipadamente. Lembre-se de cobrir os conduites durante a obra para não enchê-los de concreto acidentalmente.

Algumas recomendações importantes na hora de prepara os baldrames incluem: espaço entre as paredes de alvenaria da casa, para a construção do baldrame. Isso é feito deixando a ultima fiada de blocos com metade da espessura, deixando um vão de alguns centímetros.

alocação de fundações e baldrames que ligarão os pontos nos quais estão os blocos de fundação.

alocação de fundações e baldrames que ligarão os pontos nos quais estão os blocos de fundação.

Em volta da preparação do baldrame é preparada uma espécie de forma de madeira, feita com tábuas por toda a extensão do baldrame, para que seja feita a concretagem. A forma tem de ser feita com folga de pelo menos dez centímetros, para que o contrapiso possa ser feito depois. O contrapiso funciona como uma cobertura da fundação.

Nas paredes internas podem ser usadas canaletas próprias, já compradas prontas para fazer a forma do baldrame.

É importante que tudo fique bem alinhado para que o contrapiso não fique torto, prejudicando o resultado final da obra e aumentando e muito a “dor de cabeça” de quem está construindo.

Depois de preparar as formas, são feitas as armaduras dos baldrames, barras de ferro. Para saber a quantidade correta de ferro a ser usada em sua viga, consulte o arquiteto ou engenheiro responsável pela estrutura, pois é uma parte que envolve diretamente o cálculo estrutural da edificação. Os estribos da armadura devem ser menores que as formas de aço, para permitir que o concreto, quando colocado na forma, crie um espaçamento de mais de 2 centímetros entre as ferragens e a forma.

Após montar essa “moldura”, é feita a concretagem. O centro dentro do baldrame deve ser preenchido, tomando-se o cuidado para que o nível do piso não fique baixo, senão será necessário trazer terra de outro lugar para o preenchimento.

Viga de fundação pré-moldada

Em alguns casos, quando se deseja uma obra rápida, é possível economizar tempo com a estrutura usando peças de concreto pré-moldado. Nestes casos, a fundação é executada normalmente, e as vigas baldrame pré moldadas são posicionadas com nos pontos onde devem ser fixadas. Estas vigas prontas deve ter as pontas das barras aparentes, para permitir a soldagem e solidarização da estrutura. A fixação das vigas é feita com a concretagem dos pontos de união das vigas, tornando uma peça única rígida e solidária.

Vigas baldrame pré moldadas, serão solidarizadas com a concretagem de um pilar sobre a fundação.

Vigas baldrame pré moldadas, serão solidarizadas com a concretagem de um pilar sobre a fundação.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

3 Comments - Add Comment

Comentários