Bambu Mossô – Folhagem para decoração

Um dos itens interessantes para se compor um belo jardim é o Phyllostachys pubescens, nome científico do bambu mossô. Além de criar uma decoração exótica, deixa o ambiente elegante e bem natural. Originário da Ásia (mais precisamente da China), o bambu mossô pode ser cultivado em qualquer região do Brasil, pois se adapta bem a qualquer tipo de clima.

"<yoastmark

Características do Bambu mossô

Uma de suas características mais curiosas é o fato dele ter o caule tortuoso e curvilíneo, decorrente de uma técnica feito pelos humanos, que começou pela “adaptação” desse tipo de bambu. Ou seja, pode-se dizer que ele não é “natural”. Como o bambu mossô chega a dez metros de altura, especialistas desenvolveram uma técnica para flexionar o caule dele (deixando-o maleável), reduzindo consideravelmente o seu tamanho.

Para ter um bom crescimento e se desenvolver saudavelmente, o bambu mossô necessita de locais com bastante sol (exterior) e locais bem iluminados, quando cultivados no interior de algum local, uma casa, por exemplo. As regas são poucas, uma vez por semana já basta.

Bambu Mossô Artificial

Uma opção para quem deseja decorar a sua casa com o bambu mossô mas acha que não tem tempo para cuidar de plantas decorativas, pode substituir o mesmo por uma planta artificial. Além de não precisar de cuidados, em alguns casos por sair até mais barato do que adquirir a planta original. Confira algumas imagens interessantes a seguir:

"Jardim

"varanda

Varanda decorada com bambu artificial

Varanda decorada com bambu artificial

"Sala

"Sala

"Escritório

Fonte das Imagens: svetlana.com.br

Cultivo do Bambu mossô

É recomendável cultivar o bambu mossô em solo fértil, com mistura de composto orgânico ou húmus (camada superior de certos solos em que se acumula matéria orgânica predominantemente vegetal e já decomposta ou em decomposição, da qual se nutrem as plantas e propícia à agricultura) de minhoca, aumentando assim a fertilidade do solo. O plantio em jardins pode ser feito em buraquinhos de 40 x 40 x 40 centímetros. Já em vasos, os maiores são melhores e devem ter diâmetro de 40 a 50 centímetros. A aplicação de adubo é feita trimestralmente (ou seja, de três em três meses) com fertilizante próprio para esta finalidade (o NPK 10-10-10, por exemplo), sempre seguindo as instruções e orientações da embalagem.

"aspecto

Como esse tipo de bambu se reproduz lançando os brotos* a partir dos colmos – caule típico das gramíneas, geralmente cilíndricos com nós e entrenós bem marcados e distintos –, deve-se evitar que ele se alastre pelo jardim e, por isso, recomenda-se separar o colmo do restante, plantando-o em outro local ou também construindo uma mureta de contenção de aproximadamente cinquenta centímetros de profundidade. Caso a raiz já tenha se alastrado, sua retirada deve ser manual, pois com o tempo crescerá de maneira mais lenta, uma vez que perderá parte de sua força.

* Os brotos desse bambu (takenokô) servem como alimento na cozinha oriental.

É facilmente preparado após duas fervuras com trocas da água e depois, eliminando a água, recebe o tempero a gosto ou usa-se shoyo (molho feito à base de soja).

Bambu Mossô na decoração

Essa planta ganhou muita popularidade na decoração de ambientes hoje no Brasil. costuma-se usar a planta como um elemento decorativo para salas, geralmente se colocando no canto, como uma forma de inserir um toque de verde na decoração da sua casa.

"<yoastmark

bambu mossô combinando com a decoração de painéis e móveis em bambu

bambu mossô combinando com a decoração de painéis e móveis em bambu

Outra maneira de se utilizar esse vegetal é nor jardim, efetivamente como uma planta de paisagismo. Quando ao ar livre, a planta adquire um tamanho maior por receber mais luz solar, além de exibir um aspecto muito mais verdejante.

Vale lembrar que os bambus em geral lançam novas mudas através de suas raízes, então caso você queira manter seu bambu sob controle, coloque uma proteção em volta das raízes, como um saco plástico ou mesmo um vaso de plantas, para evitar que a propagação das mudas saia de controle.

"corredor

5/5 - (1 vote)

2 Comments - Add Comment

Comentários