Beiral de telhado – Tudo sobre beirais para telhado



Ao longo dos século, as construções arquitetônicas form se tornando mais complexas, anexando mais e mais elementos, sejam elementos funcionais ou mesmo elementos estéticos. Quando falamos de telhados, um dos elementos de funcionalidade importante que vem logo à cabeça é o beiral. Mais que um elemento estético e decorativo, o beiral tem uma função de proteção e aumento de vida útil de uma construção.

Beiral do telhado de residência sobre varanda

Beiral do telhado de residência sobre varanda

Pois é, mas se você tem curiosidade ou necessidade de aprender alguns desses termos, produtos e elementos utilizados na construção civil é bom você ficar de olho na nossa página que sempre trazemos os melhores e mais completos artigos sobre as dúvidas sobre produtos mais frequentes.Hoje falaremos do Beiral dos telhados: para que serve essa estrutura, e quando sua construção pode ser dispensada.

O que é beiral para telhado?

Comecemos entendendo o que é o beiral. Para quem não sabe, o beiral é aquela última fileira de telhas que forma a aba do telhado e que constitui aquela parte de telhas que excede a limitação da edificação. Em linguagem popular é aquele famoso pedacinho de telhas que fica para fora do prédio e/ou casa.

Beiral é a projeção externa do telhado que extravasa a projeção do prédio

Beiral é a projeção externa do telhado que extravasa a projeção do prédio

A principal finalidade desta estrutura é garantir que as águas da chuva não escorram sobre a fachada tanto dos edifícios como das residências – o que provocaria infiltrações entre outros danos.

Qual a vantagem de usar beiral?

Como mencionado acima, a principal função dos beirais é evitar que a água escorra sobre a fachada. A vantagem desse tipo de proteção é que ela aumenta – e muito -a vida útil das paredes e revestimentos externos. tanto a pintura quanto a própria alvenaria sofrem muito menos quando estão livres da influência da água da chuva. mas essa proteção não se limita a chuva: elas ajudam a proteger as paredes de receber insolação direta. Isso evita um aumento do calor desnecessário dentro do ambiente, e evita que a pintura ou revestimento externo estrague por excesso de insolação.

lIlustração telhado com beiral

Telhado com beiral: a estrutura ajuda a proteger a parede de receber a umidade da chuva

Telado sem beiral: As paredes recebe   chuva diretamente, além da água do telhado

Telado sem beiral: As paredes recebe chuva diretamente, além da água do telhado

Claro que tanto a proteção contra o sol quanto contra a chuva são só parciais: um beiral que fosse capaz de proteger a parede em sua totalidade teria de ser muito largo, e deixaria a casa muito sombria. por isso existe uma formula matemática que define a largura ideal do beiral para equilibrar a proteção ideal com a incidência necessária de sol na residência.

Telhados embutidos ou telhados com beirais?

Na hora da construção existem várias dúvidas e uma delas este diretamente relacionada ao nosso assunto de hoje – qual a melhor opção: telhados embutidos ou telhados com beirais?

Se esta é uma dúvida que também está na sua cabeça veja quais são as principais diferenças e as vantagens de cada uma dessas estruturas.

O telhado tradicional (que utiliza beirais) normalmente necessita de telhas coloniais ou algum outro modelo mais caro. Essas telhas são, na maioria das vezes, pesadas e por isso necessitam de uma estrutura mais resistente que, normalmente, abrange toda a casa de uma forma contínua. E, como já sabemos, quanto mais longa for a estrutura, mais forte deverá ser a estrutura e com isso os custos sobem significativamente.

Beiral de talhado largo, protegendo varanda residencial

Beiral de talhado largo, protegendo varanda residencial

Já no caso do telhado embutido, o custo sai menor, pois visto que a telha vai ficar “escondida” é possível utilizar as famosas telhas feitas de fibrocimento que são mais leves, mais baratas e super fáceis de se instalar. Nesse projeto as estruturas poderão ser mais leves e não haverá a necessidade de um beiral, por isso os custos serão menores.

Telhado embutido em casa moderna possui forte apelo estético, mas algumas desvantagens contrutivas

Telhado embutido em casa moderna possui forte apelo estético, mas algumas desvantagens contrutivas

No entanto, as paredes deverão subir um pouco mais, porém estes são alguns dos itens mais baratos de uma obra.

Outra questão é o conforto e a segurança…

As casas com telhado embutidos ficam mais expostas à chuva e ao sol e por isso, provavelmente, será necessário repintar a fachada mais vezes que o normal. E, no caso de a estrutura ficar mal construída, ou se entupirem durante uma chuva, toda a água entrará pela parede causando graves prejuízos. Já o modelo tradicional protege a casa tanto da chuva como do sol e o único problema é no caso da estrutura ser mal feita, ela pode envergar com o passar do tempo.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários