Betoneira – especificações, aluguel e compra de betoneiras



Também conhecida como misturador de concreto, a betoneira é uma peça importante na construção civil. São nela que o mestre de obras adiciona pedra, areia, cimento e água para formar a massa que será usada para erguer construções. A depender do tamanho da obra, deverá ser utilizada uma betoneira adequada, capaz de suprir a demanda de fabricação de massa, viabilizando e até agilizando a construção de um determinado empreendimento.

A depender da construção, o profissional responsável – geralmente o engenheiro civil ou arquiteto responsável pelo projeto – é quem vai definir qual o porte da betoneira a ser utilizada. Por sua vez o mestre de obras tem a incumbência de fazer a argamassa e o concreto, e ele deve saber como administrar os elementos, bem como a textura ideal e quanto tempo leva para que a massa seja feita, além de garantir que seja produzida a quantidade adequada, a fim de evitar desperdício de material e atraso na conclusão da obra. O material gerado pela betoneira será utilizado em diversas etapas da obra, como estrutura, revestimentos como o reboco para as paredes e pisos de cimento queimado.

Betoneira

Betoneira ”e uma ferramenta essencial em qualquer obra que utilize concreto.

Tipos de Betoneira

Existem vários tipos de betoneira, proporcional ao tipo de construção que será realizada.

  • A betoneira móvel, que pode ser transportada por um caminhão, sendo chamada de caminhão betoneira, é utilizada na construção de grandes edificações como prédios, condomínios e conjuntos habitacionais, e para obras de infraestrutura, como estradas, ruas, viadutos e pontes.
  • Já a fixa, que é de fácil manuseio e transporte, é a mais utilizada, possui um motor acoplado que consegue misturar a massa de forma homogênea, exigindo apenas que o profissional supervisione seu funcionamento e aplique as quantidades corretas de cada item.

Especificações da betoneira

O sistema de medidas da betoneira pode ser em Quilograma (Kg) ou Litros (L).

Betoneira Obra

Dependendo do fabricante e das especificações de cada betoneira, os mais diversos modelos estão disponíveis hoje no mercado.

litros (L), a depender da região. Na construção civil, utiliza-se o sistema de medidas em cubagem, ou seja, que consiste em utilizar a medida em m³ (metro cúbico), que equivale a medida de mil litros. Ela é um elemento indispensável na construção, seja ela de pequeno ou grande porte, e necessita de conhecimento técnico para que possa ser utilizada. Portanto só profissionais habilitados  – pedreiros, serventes e mestres-de-obras – estão devidamente preparados para fazer o manuseio desta ferramenta  (administrando as medidas corretas de cada elemento para fazer a argamassa e/ou concreto), bem como devem estar utilizando as EPI’s (equipamentos de proteção individual), a fim de prevenir acidentes durante o trabalho além de prevenir possíveis processos na justiça que podem onerar multas e até o embargo de uma obra.

Existem várias lojas de material de construção que oferecem a betoneira para compra ou locação – sendo esta por um tempo determinado, onerando pouco a construção, sendo devolvida após a conclusão da obra.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários