Bicicletários – Importância e consciência

Eles ganharam notoriedade na última década. Passaram a figurar nas ruas tradicionais, nas avenidas famosas, nas estações de metrô, nos condomínios, em parques municipais… os bicicletários passaram a ter a atenção que merecem, ainda mais num mundo cada vez mais necessitado de opções limpas de transporte e desafogamento do trânsito.

Novos Bicicletários do Rio de Janeiro com visual contemporâneo

Novos Bicicletários do Rio de Janeiro com visual contemporâneo, feitos em aço inox para resistir a maresia.

O objetivo principal dos bicicletários é permitir um espaço exclusivo para ciclistas retirarem e guardarem bicicletas e utilizá-las pelas ruas da cidade. Pode parecer muito óbvio, mas isso precisa mesmo ser respeitado para que o espaço alcance sua meta principal. Motocicletas e carros devem manter o espaço apenas para o uso correto dos ciclistas.

Construção e Instalação

Segundo as diretrizes dos guias de construção de bicicletários dos Estados Unidos e também do Reino Unido, a construção dos bicicletários se dá a partir das seguintes recomendações:

  • Passagem livre para pedestres: ou seja, o bicicletário não pode “atrapalhar” o fluxo normal das pessoas.
  • Cálculo de risco: é preciso calcular os riscos que o ciclista pode correr junto ao tráfego na hora de pegar ou deixar sua bicicleta no local. As manobras do ciclista não podem colocá-lo em risco na rua.
  • Permitir a abertura de portas de carros quando o bicicletário estiver no meio fio ou em estacionamentos.
  • Medidas corretas para o suporte das bicicletas. Eles devem ser uniformes, não apresentar deformidades e estarem posicionados bem firmes e em espaço plano.
  • O bicicletário deve ser instalado em local visível de acessível, bem como seguro.

Não existe entretanto algum material ou diretriz específica quanto a forma que o aparelho precisa ter, por isso designers do mundo todo criam sempre novos modelos, de acordo com a cidade onde estão instalados, deixando a criatividade rolar. Confira a seguir alguns modelos inusitados de bicicletários ao redor do mundo:

Bicicletário coberto feito com pallets reutiliados

Bicicletário coberto feito com pallets reutilizados

Esse bicicletário em aço cortem faz propaganda da livraria na calçada

Esse bicicletário em aço cortem faz propaganda da livraria na calçada

Já esse serve para conscientiza a população do número de bicicletas que cada carro tira o espaço

Já esse serve para conscientiza a população do número de bicicletas que cada carro tira o espaço

a ideia divrtida e irreverente de um porta bicicletas feito em madeira em formato de pente.

a ideia divertida e irreverente de um porta bicicletas feito em madeira em formato de pente.

Hastes móveis formam esse bicicletário que lembra um grande canivete

Hastes móveis formam esse bicicletário que lembra um grande canivete

Onde encontrar bicicletários

Cidades grandes e capitais costumam ter mais de um bicicletário em pontos diferentes, como bairros tradicionais e estações de trem e metrô. Algumas dispõem de aplicativos, sites e mapas que informam a localização do bicicletário mais próximo para que o ciclista possa saber de antemão onde deixar a bicicleta.

Cidades menores já podem também ter seu próprio espaço para bicicletas e isso tem se tornado muito comum. O ciclista está sendo inserido na paisagem urbana e ganhando espaço e respeito, assim como já é dado nos países mais desenvolvidos.

Para projetos de urbanismo

Hoje o urbanista que propõe faixas exclusivas para o ciclista precisa pensar já em espaços específicos para o ciclista guardar a sua bicicleta ao longo do percurso. para o ciclista, isso é tão importante quanto as faixas de estacionamento para os carros nas ruas. Além disso, é importante prever bicicletários para áreas importantes de fluxo da cidade, como perto de pontos de ônibus e estações do metro.

O cidadão também pode pressionar, exigir e recolher assinaturas de interessados em instalar um bicicletário em determinada área da cidade. Nos tempos atuais, esse tipo de ação é cada vez mais comum e cada vez mais aceito.

Apesar de tantas boas mudanças nesse sentido, ainda estamos longe de transformar completamente a realidade. Mas os primeiros passos já foram dados. Resta torcer, colaborar e eleger representantes comprometidos em manter a cidade cada vez mais dignamente habitável.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários