Blindex – Vidros Blindados e reforçados para box janelas e portas de segurança



Para combater, ou pelo menos evitar, a violência do dia a dia, os vidros blindados blindex foram desenvolvidos principalmente para ambientes que necessitam de mais segurança, como veículos de transporte de dinheiro e valores, fachadas de bancos e lotéricas, portarias de prédios/residências e também para automóveis, entre outros. Esses vidros são à prova de balas/projéteis de armas de fogo, assim como são resistentes a fortes impacto como marteladas ou pancadas ou objetos lançados com eles.

blindex vidro blindado laminado

Vidro laminado blindex

Blindex vidro laminado

Espessos e pesados, a sua resistência é resultado de um composto de várias lâminas de vidro intercaladas com camadas plásticas que amortecem o impacto, absorvem a energia e retêm os estilhaços. A primeira camada desse composto é o vidro, um material abrasivo, ou seja, uma substância muito dura capaz de desgastar ou barrar objetos por atrito, que deforma e corrói a bala; a segunda camada é de plástico ou resina, depende da fabricação, que amortece e reduz a velocidade da bala até pará-la; a terceira camada também é de vidro, mas nunca é atingida. Essa camada pode se estilhaçar (fragmentar-se em pequenos pedaços) por conta da propagação de energia do impacto sofrido; e a quarta camada é uma fina película plástica que não deixa esses estilhaços atingirem ninguém. Ou seja, a cada camada que a bala/o projétil passa, sua energia pouco a pouco vai se dissipando. Deve-se ficar atento que o número de camadas do vidro, sua espessura e a composição dos materiais pode variar de acordo com o calibre medida do diâmetro interno de um cilindro, tubo ou cano das balas que ele deverá suportar.

Vidro blindado automotivo

Esquema de como é feito o blindex vidro blindado laminado automotivo

Como a procura por blindados cresceu em uma proporção considerável, o Exército Brasileiro e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – órgão responsável pela normalização técnica (regras, diretrizes e características) de um material, processo, serviço ou produto brasileiro – criaram uma legislação que controla a fabricação e a qualidade, regulamentando os diferentes graus de blindagem assim como seus respectivos testes. Empresas que não tiverem essa certificação, bem como estar dentro da norma NBR 15000, de 12/2005, Blindagens para impactos balísticos – classificação e critérios de avaliação, não estarão autorizadas a produzir e/ou comercializar vidros blindados.

Geralmente o blindex apresenta distorção óptica, uma alteração no modo de vê-lo, por conta da espessura acentuada e da curvatura dos vidros utilizados. Lembrando que não é só porque o vidro é blindado que ele não tem “tempo de vida”, ou seja, é preciso fazer as manutenções necessárias, a fim de manter sua integridade física. Um vidro blindado de carro, por exemplo, pode trincar por algum impacto forte, choque térmico (oscilações de temperaturas muito bruscas, ou seja, do muito quente para o muito frio e vice-versa) e também no uso do dia a dia, como passar por lombadas, valas, entre outros, sem os devidos cuidados. A garantia de um vidro blindado blindex depende do uso dado ao material e pode ser de dois a cinco anos.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários