Bonsai de Frutas – Espécies e Como Cultivar

O Bonsai é dos tipos de plantas ornamentais mais lindos e tem se tornado bem popular. Neste artigo vou falar sobre essa planta ornamental originária dos costumes orientais e quem vem se popularizando aqui no Brasil.  Conheça espécies de bonsai de frutas e aprenda como cultivar.

Cultivar um bonsai, exige muita técnica a qual consiste em criar miniaturas de árvores.

bonsai de frutas

Por certo, é possível transformar qualquer árvore, não importa o tamanho da espécie, em uma miniatura, utilizando esse procedimento. Inclusive, você pode desenvolver diversos tipos de bonsai de frutas em casa. Parece brincadeira, mas hoje em dia é bem comum ter miniaturas de árvores frutíferas em casa.

Certamente não me refiro a uma técnica fácil, pois é necessário obter conhecimento. No entanto, existem muitos cursos hoje em dia destinados a quem deseja aprender.

Por outro lado, se você quer ter bonsai de frutas em sua residência, mas não pretende cria-los tendo em vista que é demorado, pode adquirir já pronto e crescido. Por conseguinte, também precisará de informações para cuidar destas maravilhas.

Continue lendo o post, conheça tipos de bonsai de frutas e aprenda como cultivá-los.

Tipos de Bonsai de Frutas

Tipos de Bonsai de Frutas

Ao contrário das plantas suculentas e plantas pedra, os bonsais necessitam de muita dedicação, algo quase incondicional, sendo assim, já se organize para dedicar um pouco do seu tempo ao seu.

Em se tratando de bonsai de frutas, o ideal é que escolhamos o tipo de acordo com a região em que vivemos, pois afinal, o legal de cultivar uma planta dessas em casa é vê-la cheia de frutas quando chegar a época de safra.

Vamos então ver alguns tipos de bonsai de frutas que ficam lindos em casa:

  • Pitanga: Sem dúvida, umas das mais cultivadas usando essa técnica oriental.

Apesar de se desenvolver melhor em regiões quentes, a pitangueira também se sai bem em áreas mais frias.

  • Limão siciliano: Um dos mais lindos bonsais de fruta, o limão siciliano é lido mesmo sem o fruto no pé.

Prefere temperaturas amenas, mas dentro de casa suporta mais calor ou frio.

  • Romã: Fácil de cuidar e tem as folhas vistosas todo o ano.
  • Parreira: Cachos de uva em miniatura é o sonho de praticamente todo mundo que adere à arte, mas não é das mais fáceis de cultivar.
  • Manga: Uma das árvores frutíferas mais dinâmicas e se desenvolve bem em várias regiões.

Como Cuidar de Bonsai de Frutas

Como Cuidar de Bonsai de Frutas

A princípio, saiba que o bonsai visa criar pequenas árvores com objetivos meramente decorativos. Por isso, mesmo que elas deem frutas, as mesmas não conseguem se desenvolver tal qual em uma versão comum.

Isso acontece porque as podas deixam a planta com menos energia, então ela não consegue produzir normalmente.

  • Rega: Com frequência, mas sem deixar o solo encharcado;
  • Poda: Deve ser podado a cada 3 ou 6 meses. Pode a copa e em determinado momento a raiz. A poda é o cuidado mais complexo em se tratando de cultivar bonsai de frutas, por isso, busque ler sobre a técnica.
  • Sol: Depende de cada espécie;
  • Vaso: De preferência de cerâmica ou cimento;
  • Adubação: Use um adubo específico para o tipo da árvore e repita o processo a cada 15 dias no verão e 30 dias no outono e inverno.

Preço e Onde Comprar Bonsai de Frutas

Você pode comprar o Bonsai de Frutas em floriculturas da sua região, ou se preferir poderá estar adquirindo o mesmo através da internet, os preço irão variar dependendo de qual bonsai você irá comprar, e qual a idade do mesmo. Mas para você ter um idéia, um bonsai de Caqui com 6 ano de idade, pode custar R$ 350,00, já um bonsai de Figo com 21 anos de idade, pode ser encontrado sendo comercializado por R$ 999.00.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários