Cal Hidratada » Preços, Usos e Dicas



O mercado da construção civil brasileira é consolidado como um mercado de construção em alvenaria. Esse tipo de obra, extremamente manual e com grande uso de mão de obra, acaba sendo mais demorado para a entrega de projetos construídos, pela grande quantidade de processos. Por isso, o uso de materiais que facilitem a vida do pedreiro, como aglomerantes para a argamassa é importante para reduzir perdas e agilizar a obra, e o aglomerante mais conhecido é a cal hidratada, usada no traço das argamassas de reboco.

Cal hidratada - material de construção importante para obras em alvenaria

Cal hidratada – material de construção importante para obras em alvenaria

O que é?

A cal é, basicamente, um aglomerante que reage quando entra em contato com o ar e, por isso, tem o nome de aglomerante aéreo. Ela é o aglomerante mais antigo que em tempos foi utilizado pelas pessoas na construção das edificações, hoje em dia ela pode ser encontrada na argamassa comum.

O seu poder aglomerante é incrível – a cal chega a ter o mesmo poder do cimento de juntar os grãos de areia das argamassas. Porém, por sua composição química, seu uso se dá na argamassa de reboco, para dar mais aderência a massa às paredes de alvenaria.

Utilização da cal hidratada

A sua principal utilização na construção civil é como componente integral e fundamental no preparo de argamassas para as finalidades de assentamento e revestimento, visto que apresenta uma característica tipo cola e uma grande resistência e durabilidade.

Sua principal função é dar mais aderência às argamassas de reboco aos blocos cerâmicos da alvenaria, visto que esses normalmente possuem uma textura bem lisa, e de difícil aderência. Por apresentar características alcalinas a cal hidratada impede a oxidação nos materiais de ferro e atua basicamente como um fungicida e bactericida, além de evitar o surgimento de manchas e apodrecimentos precoces nos revestimentos, rebocos e assentamentos.

Cuidados no uso da Cal Hidratada

O principal risco é o uso excessivo do material no traço da argamassa de revestimento. Quanto mais o material for adicionado a argamassa, melhor será a aderência desta aos blocos, porém o uso excessivo, apesar de facilitar a aderência, traz problemas com o tempo, como certas patologias relacionadas a descalcificação do revestimento, chamada de eflorescência. Esses problemas se revelam na fachada como manchas brancas em fachadas pintadas, ou na forma de manchas brancas que escorrem pela fachada, no caso de ser usada no assentamento de cerâmica.

cal hidratada patologia revestimento

eflorescência no rejunte – patologia do uso excessivo de cal hidratada no assentamento de cerâmica

Vantagens

Dentre as várias vantagens que a cal hidratada apresenta, algumas inclusive já citadas, temos ainda as seguintes:

  • Economia no gasto com tintas, visto que a sua cor extremamente branca reduz a quantidade de tinta necessária para a pintura do local;
  • Fácil manuseio, uma vez que o produto é encontrado já pronto para o uso com uma grande elasticidade e plasticidade;
  • Redução no custo de material utilizado, visto que a cal hidratada permite o aproveitamento de uma quantidade maior de argamassa reduzindo assim o custo por metro cúbico;
  • Produto extremamente ecológico que não oferece nenhum dano para o meio ambiente, afinal é um produto natural;
  • Maior durabilidade e resistência a agentes externos como fungos e bactérias;

Enfim, são várias as utilizações para a cal hidratada, vale a pena investir nesse produto!

Preços

A cal hidratada tem um preço bastante acessível, este preço varia entre R$ 7,00 a R$ 10,00 para um pacote com cerca de 20 kg do produto. Variando, claro, de região para região.

Cal hidratada Itaú, da Votorantim, vendida em sacas de 20kg

Cal hidratada Itaú, da Votorantim, vendida em sacas de 20kg

Por isso, já vimos que a cal hidratada além de econômica e altamente funcional no âmbito da construção civil, ainda oferece vantagens únicas que devem ser levadas em consideração, como a facilidade na aplicação e a sua durabilidade.

Assim se você, arquiteto, engenheiro, pedreiro ou uma mera pessoa que busca os melhores materiais para a sua construção ou reforma, lembre-se do que acabou de ler, opte pela ampla gama de benefícios da cal hidratada que você com certeza não irá se arrepender.

Espero que tenham ficado esclarecidas todas as suas dúvidas e que você tenha entendido mais a respeito deste produto!

NOTÍCIAS DO MOMENTO

One Response - Add Comment

Comentários