Cal para pintura – material para pintura de cal



Uma das mais antigas maneiras de se revestir a fachada de uma casa é através da pintura a cal. Essa forma de pintura foi muito utilizada desde o século XVIII e vem sendo usada até hoje, principalmente em pontos em que se deseja manter o aspecto original da pintura, como conjunto de casas antigas, imóveis tombados pelo patrimônio histórico entre outros. O cal para pintura se destaca até hoje como um dos materiais para pintura mais barata para decorar uma parede de fachada. Seu preparo é simples, seu acabamento é satisfatório e sua durabilidade pode ser considerada média para os padrões da construção civil atual. Se você se interessou por esse tipo de pintura, confira mais a seguir.

Pintura a cal e casa de patrimônio histórico

Pintura a cal e casa de patrimônio histórico

O que é pintura a cal?

Para quem não sabe, a pintura com cal é, nada mais nada menos que um tipo de pintura utilizada já a bastante tempo devido as suas características extremamente econômicas. Afinal, o preço da cal sai bem mais em conta que os elevados preços das tintas comercializadas nos dias de hoje.

A pintura com cal além de cobrir toda a superfície em questão ainda dá a mesma um ar rústico e bastante leve, sendo uma excelente opção para quem quer renovar a pintura mas está com o orçamento curto.

Onde pode ser aplicada

Uma grande dúvida é sobre os locais onde a cal pode ser aplicada. Então, para esclarecer esta questão veja abaixo todos os locais onde você pode utilizar a pintura com cal:

Não sendo recomendada para superfícies lisas como por exemplo superfícies com cerâmica e também em paredes onde já tenha sido feita a aplicação de outros tipos e tinta – nestes locais o resultado pode não ser satisfatório.

Como pintar parede com cal

Para fazer a sua pintura à base de cal você vai precisar de:

  • 1 saco de cal para pintura – aproximadamente 8 quilos
  • 16 litros de água
  • 8 colheres (sopa) de óleo de linhaça ou tungue
  • 900 ml de cola branca
Cal para pintura - modo de preparo da mistura

Cal para pintura – modo de preparo da mistura

Como preparar a tinta

Comece colocando 6 dos 16 litros de água num recipiente grande (que tenha capacidade para 18 litros) e adicione à água o saco de cal, misture bem utilizando um bastão.

Depois, em outro recipiente dissolva a cola branca em 8 litros de água e misture bem até formar uma mistura homogênea.

Em seguida, junte as duas soluções, adicione o óleo e mexa bem a sua mistura. A viscosidade e/ou consistência da tinta deve ser feita por um pintor ou por alguém que tenha conhecimento na área e, caso seja necessário dilui-la utilize o restante da água para fazer isso.

Lembrando que a pintura com a cal necessita, geralmente, de duas demãos de tinta. Sendo a primeira mais diluída para selar a superfície e a segunda uma tinta mais consistente para dar o acabamento final à sua pintura.

Então é melhor separar a mistura e adicionar um pouco mais de água em apenas uma delas.

Fotos de pinturas com cal

jardim interno revestido com tinta cal

jardim interno revestido com tinta cal

pátio externo revestido com pintura de cal

pátio externo revestido com pintura de cal

pintura interna de paredes simples com cal

pintura interna de paredes simples com cal

Preços do cal para pintura

Dentre as diversas variações de preços encontradas por todo o país, a média de preço da cal é de R$ 10,00 por saco com 20 kg em média.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários