Canaleta – de PVC ou metal, a proteção para sua fiação

É comum encontrar nas residências fios de diversos aparelhos, como TV, DVD, TV a cabo, cabos de vídeo e áudio, entre outros. Por isso, a fim de organizar os fios e evitar acidentes como tropeções e superaquecimento, a caneleta para fiação desenvolve uma importante função na hora de deixar tudo arrumado. A fiação elétrica deve estar devidamente protegida não só para deixar um local mais harmonioso, mas principalmente para a própria segurança do local e de quem passar por ali.

Canaletas de PVC modelos

Canaletas de PVC modelos

Instalação da canaleta

É possível instalar essas canaletas depois da construção, uma vez que não precisa quebrar paredes e é fácil de montar e instalar. Geralmente fabricadas em PVC, um polímero sintético muito usado em diversos produtos, como embalagens, canos, dutos etc., são resistentes, duráveis e antichamas, ou seja, não propagam o fogo e são versáteis, adaptando-se às instalações elétricas, ou telefônicas, tanto horizontalmente como verticalmente. As canaletas geralmente são encontradas na cor branca ou bege, mas podem ser pintadas de acordo com a cor da parede, caso o solicitante queira.

A instalação dessas canaletas se dá entre a parede e a TV, servindo tanto para fiação eletrica quanto para o própro cabo coaxial da TV, que geralmente está sobre o raque (móvel próprio para servir de apoio a televisão, vídeo ou aparelho de som), sem a necessidade de furá-lo, pois o suporte será afixado na madeira MDF (do inglês medium-density fiberboard, que significa placa de fibra de madeira de média densidade) com parafusos autoatarrachantes, que também não aparecem (ficam escondidos), deixando o espaço mais organizado e bonito. Hoje, os raques já vêm com furos atrás justamente para passar os fios dos aparelhos eletrônicos. Alguns home-theater (sistema composto de tela de projeção ou televisor de alta resolução, reprodutor de CD e/ou DVD, aparelho de som etc., que busca criar em ambiente doméstico uma sala de cinema) já vêm com uma coluna embutida justamente para esconder os fios. Ainda há a possibilidade dos cabos dos equipamentos chegarem pela parede ou pelo rodapé. Aliás, as canaletas com rodapé costumam ser uma ótima opção, pois possuem uma tampa removível que facilita sua troca.

Canaleta metálica

Canaleta metálica

Uso em escritórios

É aconselhável que no momento da instalação as saídas e roteadores (dispositivos de comunicação que conectam duas ou mais redes de dados) fiquem o mais próximo possível aos equipamentos que serão utilizados, para que se consiga fazer um bom caminho com os fios sem atrapalhar o ambiente.

Para estações de trabalho comumente usadas em escritórios, existem mesas que já vêm com um compartimento embutido para fios, deixando-os escondidos.

Canaletas de PVC

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

2 Comments - Add Comment

Comentários