CASAS DE BAMBU » Construção e projeto

As construções com bambu trazem um ar original, leve, longo, tubular e flexível conferindo leveza quase artística ás construções e, por ser fácil de transportar e manusear traz uma versatilidade que é facilmente empregada diagramação de ambientes, já que é uma tendência a otimização espacial.

Casa contemporânea de bambu

Casa contemporânea de bambu

Vantagens da construção com bambu

O bambu também garante que os espaços sejam bastante arejados, podemos dizer que “respiráveis’ e ainda é um material econômico, pois as estruturas são pré-fabricadas, chegando a um custo reduzido em até 50% uma vez que pode ser construída por menos homens e em menor tempo, além de ser muito resistente e se enquadrar no conceito do desenvolvimento sustentável por se tratar de material ecologicamente correto.

Assim como vários outros projetos experimentais, as casas de bambu seriam, pelas características já citadas, uma dos ideais para soluções de problemas sociais como a falta de moradia e o custo de materiais de construção. Isso sem falar no que se refere a preocupação com a contensão do desmatamento crescente o que torna a construção com bambu uma forma bastante indicada nesse caso.

Projeto de Casa em estilo oriental totalmente em bambu

Projeto de Casa em estilo oriental totalmente em bambu, com jardim vertical

Projeto de casa moderna que usa elementos em bambu como guarda corpos

Projeto de casa moderna que usa elementos em bambu como guarda corpos

Casa contemporânea com forro de bambu

Casa contemporânea com forro de bambu

Paredes de bancada de de escritório em bambu

Paredes de bancada de de escritório em bambu

banco residencial feito em bambu

banco residencial feito em bambu

Casa com fachada de vidro em bambu

Casa com fachada de vidro em bambu

As habitações que utilizam o bambu como matéria prima ainda são muito pouco exploradas e difundidas em nosso país, apesar de termos uma das maiores reservas de bambus do planeta, ainda existe certa rejeição de origem cultural por relacionarem o bambu às casas de pau-a-pique, que eram  feitas de forma precária e tinham relação próxima ao combate ao besouro barbeiro, transmissor da doença de chegas o que fez esse tipo de construção ser abandonada.

São poucas as empresas que utilizam o bambu como matéria-prima na construção das residências. Aqui na America do Sul, especialmente da Colômbia e Equador existem projetos de casas construídas com esse tipo de material. Em outros países, como é o caso da África, Índia e China, onde há uma movimentação de US$ 7 bilhões no mercado de manufaturados em bambu. O material é usado principalmente para fabricação de peças de construção prefabricadas para construção, e outros materiais de revestimento, como carpetes de madeira.

O Dr. Yan Xiao, chinês radicado nos Estados Unidos, professor da Universidade do Sul da California, desenvolveu um sistema de processamento do bambu que permitiu inovar a forma de construir casas de bambu. O sistema processa o bambu e o transforma em placas semelhantes ao MDF. Essa tecnologia, batizada de GluBam® usa a mesma técnica de construção das estruturas em MDF, utilizando pregos, grampos e parafusos para a fixação das placas.

A China possui a maior reserva de bambu do mundo, construção de casas de bambu é tradição milenar na China e eles garantem que a estrutura é bastante vantajosa uma vez que é bastante resistente a abalos sísmicos. O Dr. Xiao aposta que o projeto apresentado por ele possa ser utilizado para reconstruir a área afetada pelo recente terremoto que atingiu a região de Sichuan.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários