Casas de madeira – Modelos, projetos e preços

Os projetos de chalés e casas de madeira sempre fizeram muito sucesso, principalmente em moradias populares no Brasil. Nos últimos anos, porém, o aquecimento do mercado da construção civil foi grande, mas priorizou  principalmente a construção de casas em alvenaria, sendo que a arquitetura em madeira acabou por ficar em segundo plano, mas agora ela está novamente ganhando força, principalmente por ser um sistema construtivo muito mais barato que a construção convencional em alvenaria, além de ser mais rápida e possuir um charme especial na aparência de sia residência.

Projeto de casa de madeira em dois andares

Projeto de casa de madeira em dois andares

Se você quer conferir mais sobre construção de chalés de madeira, leia a seguir nossas dicas de projeto e construção de casas de madeira.

Projetos de casas de madeira

A construção de casas de madeira é um tema de projeto em arquitetura que atualmente anda pouco explorado, mas é possível encontrar diversas soluções super legais de construção de projetos de cair o queixo. Confira a seguir algumas ideias de projetos da casas em madeira:

Projetos de casas de madeira simples

Projeto simples de casa térrea de madeira

Projeto simples de casa térrea de madeira

Projeto de casa de dois pavimentos em madeira

Projeto de casa de dois pavimentos em madeira

Casa ampla de madeira em projeto de chalé de madeira contrmporâneo

Casa ampla de madeira em projeto de chalé de madeira contemporâneo

Um belo exemplo de construção de madeira: projeto de casa de campo em chalé de madeira

Um belo exemplo de construção de madeira: projeto de casa de campo em chalé de madeira

fachada de casa pre-fabricada em madeira

Projetos de casas de madeira modernas

Projeto de casa com fachada de madeira

Projeto de casa com fachada de madeira

Casa contemporânea de madeira com vidro

Casa contemporânea de madeira com vidro

CLIQUE E CONFIRA mais imagens de fachadas de casas modernas

CLIQUE E CONFIRA mais imagens de fachadas de casas modernas

Vantagens e Desvantagens

As vantagens da construção de uma casa de madeira são várias e podemos destacar as seguintes:

Aconchego

A casa de madeira oferece uma incrível sensação de acolhimento e aconchego. Isso porque a cor da madeira acaba remetendo para o campo e à natureza. Ela é uma ótima opção para quem adora rusticidade.

Baixo Custo

A casa de madeira, como é óbvio, dispensa o uso de cimento, tijolos, tintas e vários outros detalhes que nas casas de alvenaria são indispensáveis. Isso faz com que o custo desta edificação seja, por vezes, até 60 % menor se comparada as casas tradicionais de alvenaria

Tempo de Construção

O tempo de construção é muito inferior ao tempo gasto na construção das casas de alvenaria. Em apenas alguns meses é possível ver a casa completamente pronta (3 meses em média).

Isolamento Térmico

A madeira é um excelente isolante térmico e mantêm a casa quente no inverno e fresca no verão, embora se devam ter alguns cuidados na construção, como o uso de paredes duplas para obtenção de uma maior inércia térmica para manter a temperatura dos ambientes agradável.

Durabilidade

Quem pensa que as casas de madeira duram menos que as de alvenaria está completamente engando! Se a casa for construída com madeiras de qualidade e receber todos os cuidados necessários ela pode durar muitas décadas.

Riscos

As casas de madeira não são as mais recomendadas para locais que apresentam riscos de desastres naturais como enchentes, furacões e deslizamentos, afinal é madeira e não possui grande resistência a esses desastres.

Como construir casas de madeira

De uma maneira geral as casas de madeira são construídas com toros de madeira com cerca de 18 a 22 cm, empilhados na horizontal e com intervalos nas extremidades para os cantos – no caso das paredes. Veja alguns dos requisitos na hora da construção:

  • Os toros de madeira devem estar bem unidos sem qualquer lacuna no meio
  • O teor de humidade dessas peças deve ser em torno de 16 a 20 %
  • O peso do teto e do telhado deve ser inteligentemente distribuído ao longo das paredes externas e das divisórias internas
  • Deve se ter em conta que a casa necessita de aproximadamente 3 anos, depois de construída, para secar completamente alcançando o equilíbrio perfeito da humidade
  • As casas de madeira depois de construídas perdem em média 3% da altura – tenha isso em conta na hora da  idealização do seu projeto
  • Os caixilhos das portas e das janelas, por exemplo, não devem ser colocados diretamente na parede de madeira, pois isso pode danificar o produto

Se você seguir todos esses cuidados com certeza terá uma casa com um bom tempo de vida.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

One Response - Add Comment

Reply