Cerca Elétrica – Instalação e Cuidados

Com a criminalidade assombrando cada vez mais o dia a dia das pessoas o investimento em segurança torna-se uma peça essencial e fundamental para as famílias. Estamos sujeitos às ações dos bandidos em todo canto, até mesmo dentro das nossas próprias casas – lugar que outrora foi considerado seguro – que hoje já não é mais um ambiente seguro. Não se preocupe se não souber porque hoje trouxemos um artigo super interessante para você conhecer ainda mais sobre a cerca elétrica.

Cerca elétrica sobre cerca residencial

Cerca elétrica sobre cerca residencial

Como funciona uma cerca elétrica?

De uma maneira geral a cerca elétrica funciona da seguinte forma: Ela é instalada, por profissionais capacitados, claro, e depois pode ser acionada através por um controle remoto ou por uma chave.

Assim quando a cerca é violada ela dispara, além do choque no corpo do invasor, uma ou mais sirenes que alertam os moradores sobre a invasão.

Esquema básico simplificado de como funciona o equipamento de uma cerca elétrica residencial

Esquema básico simplificado de como funciona o equipamento de uma cerca elétrica residencial

Ela vem com uma bateria interna capaz de suportar todo o sistema em casos de falta de energia – por isso mesmo se os espertinhos dos ladrões desligarem a fonte de energia a cerca continuará funcionando.

Um outro “erro” que alguns bandidos ainda acreditam é o de que se cortarem os fios a corrente elétrica se rompe. Nada disso! Mesmo com um ou mais fios cortados o sistema continua funcionando a 100 %.

Mitos sobre cerca elétrica

Muita gente se pergunta se as cercas elétricas são capazes de matar uma pessoa. A resposta é NÃO, elas não são capazes de matar porque a carga liberada causa apenas um “susto” no invasor.

O choque descarregado é pulsativo, ou seja, ele é aplicado a cada 1,2 segundos e tem a duração de apenas 1 milésimo de segundo. Um milésimo de segundo é pouco tempo, porém é o suficiente para assustar o ladrão e adormecer as suas mãos por alguns segundos, sem maiores danos.

Isso acontece porque o pulso emitido pela cerca elétrica, apesar de alto – entre 8.000 à 11.000 Volts (de acordo com o modelo) – é de baixa corrente, ou seja, o choque é mesmo só para intimidar o invasor que, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não fica lá grudado aos fios.

Instalação de cerca elétrica

Se você busca a segurança proporcionada pelas cercas elétricas para residências, você precisa entrar em contato com empresas especializadas em cercas e alarmes, que são especialistas na instalação desse equipamento. A instalação é feita através de fixação do arame sobre a cerca e do aparelho elétrico do choque.

Equipamentos necessários para a instalação de um sistema de cerca eletrificada

Equipamentos necessários para a instalação de um sistema de cerca eletrificada

Uma dica importante sobre a instalação sobre cercas, grades e muros, é que em ambiente urbano, os fios energizados precisam ficar fora do alcance de pedestre, para evitar que transeuntes inocentes recebam uma descarga por acidente ao esbarrar nos fios elétricos. Assim, é recomendável que a cerca passe em altura acima de 1,80m de altura.

Sinal de aviso necessário para cerca elétrica para prevenção de acidentes

Sinal de aviso necessário para cerca elétrica para prevenção de acidentes

Confira abaixo reportagem sobre cuidados importantes sobre a instalação de cercas  elétricas:

Preços de cercas elétricas

O preço das cercas elétricas varia de acordo com o tamanho do local onde ela será inserida.

No entanto, a média de preço das cercas elétricas é de R$ 200,00 a R$ 700,00 – o kit completo. Lembrando que a este valor é acrescido a mão de obra do instalador.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários