Cimento Queimado – Revestimento de pisos

Além de ser um piso feito com argamassa – massa que combina água, areia e cimento – o cimento queimado é um tipo de acabamento muito procurado por ser barato, em relação aos outros materiais do mercado. Durável e flexível, conta com uma enorme gama de cores e acabamentos e não agride o meio ambiente, combinando ao mesmo tempo com ambientes elegantes e rústicos.

Cimento Queimado

Cimento queimado em revestimento de sala.

Aplicação do cimento queimado

Embora conte com o termo “queimado” em seu nome, não tem relação com o fogo. Este nome vem do processo de jogar pó de cimento sobre o piso de argamassa ainda mole em uma superfície que precisa ser desempenada, ou seja, terá que ficar reta. Com uma desempenadeira (máquina de desempenar tábuas que funciona com um tambor de laminas rotativo), o processo fará com que o pó se espalhe em cima da argamassa deixando tudo bem lisinho e, depois da secagem, já estará nivelado. Em resumo, o que “queima” é o pó de cimento em contato com a argamassa.

O cimento queimado aplica-se tanto em áreas internas – não para banheiros, pois o contato com o sabonete, o xampu e outros produtos pode danificá-lo, e áreas molhadas ou que tenham contato com a água – quanto externas e ainda combina com inúmeros materiais, como pastilhas, pedras naturais, porcelanatos, cerâmicas, ladrilhos hidráulicos e pedras decorativas (qualquer pedra solta, pequena e arredondada. O mesmo que calhau e cascalho). Evite contato com cloro, pois corrói o piso. Recomenda-se a aplicação da massa com uma espessura de, no mínimo, três milímetros, para que não surjam rachaduras ou falte material. Não deixar em contato direto com a luz solar ou ventos (a lona plástica para cobri-lo enquanto seca é uma boa opção) e, assim que o material secar (depois de aproximadamente doze horas) limpe-o com sabão neutro e água, e aplique resina, cera ou algum tipo de impermeabilizante. Este tipo de cimento serve tanto para pisos como também como revestimento de paredes e bancadas.

cimento queimado em galeria de supermercado

Cimento queimado usado em corredores de supermercado. A praticidade e o baixo custo deste revestimento facilitam o seu uso em ambientes comerciais como este.

Características do cimento queimado

Apesar de flexível e resistente, quando muito liso pode ficar escorregadio, mesmo com os desníveis de escoamento. Por outro lado, é um material durável e fácil de limpar. Durante seu “tempo de vida” e natureza do material, é possível que surjam rachaduras ou pequenas trincas, uma vez que há dilatação e contração de acordo com a temperatura. Evite que isso aconteça tomando as devidas precauções: nivelamento correto, aditivos misturados com argamassa para o piso adquirir mais resistência, evitar variações na cor do piso, pois além de não ficar homogêneo, dá a impressão de manchado.

cimento queimado residencial

Cimento queimado em aplicação em ambiente residencial, em pisos e bancadas.

Recomenda-se contratar mão de obra especializada e acostumada com esse tipo de procedimento, pois mesmo pagando um pouquinho mais para este profissional, o conforto e a tranquilidade irão compensar. A não aplicação correta desse material pode trazer prejuízos, além de trincas e rachaduras precoces no piso.

Cimento queimado banheiro

Cimento queimado em piso e bancadas de banheiro moderno.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários