Ciprestes – Preços de mudas e dicas para plantar

Decorar um jardim e deixá-lo bem bonito não é uma tarefa impossível. Pelo contrário: é prazeroso ver como ele vai ficando cada vez mais atrativo conforme escolhemos como orná-lo. Existem vários tipos de plantas e flores que podem ficar perfeitos, dependendo do estilo do jardim e do espaço que ele ocupa. Portanto, antes de começar a decorá-lo, estabeleça o estilo de seu jardim: o modelo que ele assumirá.

Quando estiver pensando em árvores, considere os pinheiros e os ciprestes, que são responsáveis por sombras lindas e verdadeiros muros verdes num jardim.

ciprestes fazendo o encaminhamento em estrada italiana - um belo efeito visual para a paisagem local.

ciprestes fazendo o encaminhamento em estrada italiana – um belo efeito visual para a paisagem local.

O que é o cipreste

Conhecido como planta medicinal, os mais conhecidos podem ter o nome de ciprestes comuns ou ciprestes italianos, sendo seu uso indicado como atuante para o tratamento de problemas circulatórios, asma e ansiedade. Além de tudo isso, é uma árvore absolutamente linda, que dá um maior valor estético ao jardim e pode ser utilizado como cerca viva.

mudas de ciprestes

mudas de ciprestes

Muito utilizado hoje em dia por paisagistas, os ciprestes são perenes: ou seja, costumam manter sua forma e folhagem durante o ano inteiro, sendo essa uma de suas grandes vantagens. Assim o jardim sempre terá a aparência verde escuro de plantas saudáveis.

Uso de ciprestes no paisagismo

Para utilizar os ciprestes no jardim, você pode plantá-los e deixá-los crescer livremente, assumindo sua forma natural e ocupando o espaço gradualmente no jardim. Já para quem pretende fazer dos ciprestes algum corredor ou cerca em volta do jardim, vale a pena podá-lo aos poucos, incentivando o crescimento da árvore, fazendo com que assuma a forma desejada. Para formas mais bem definidas, recomenda-se contratar mão de obra especializada. Eles saberão podar as arvores de maneira que fiquem no formato que você desejar e continuem a crescer assim dali em diante.

Também é comum em alguns países estrangeiros que o cipreste ganhe formatos diferentes e divertidos, transformando-se em verdadeiras esculturas “vivas”. Para esse tipo de trabalho, também é necessário que a pessoa saiba lidar com a planta de maneira profissional. Para isso também é necessário que você pode a muda desde pequena, assim ele consegue estruturar os seus galhos na melhor conformação para se manter firme e bem homogênea.

Poda de cipreste em jardim mexicano com temática indígena tradicional

Poda de cipreste em jardim mexicano com temática indígena tradicional

Na inglaterra, os tradicionais jardins ingleses são ornados com esculturas de cipreste podados centenárias.

Na Inglaterra, os tradicionais jardins ingleses são ornados com esculturas de cipreste podados centenárias.

A família dos ciprestes inclui vários gêneros diferentes de árvores; saiba que a maioria prefere solos úmidos e assumem formas próprias. Por isso é necessário escolher com cuidado, já sabendo de antemão a altura da espécie escolhida. Geralmente, em sua maioria, os ciprestes são árvores muito altas e vivem por muito tempo. Algumas, inclusive, alcançam mais de cem anos de idade. Verificar o tamanho que a planta irá alcançar é essencial para que seu projeto paisagístico do jardim não fique comprometido.

Também conhecidos como cipreste vela, o ciprestes italianos adquirem uma grande altura e baixa circunferência

Também conhecidos como cipreste vela, o ciprestes italianos adquirem uma grande altura e baixa circunferência

Outro tipo popular no brasil é o cipreste dourado, ou Tuia Europa, que possui uma tonalidade amarelada de seus galhos

Outro tipo popular no brasil é o cipreste dourado, ou Tuia Europa, que possui uma tonalidade amarelada de seus galhos

Diferentes tipos de tuias, ou ciprestes

Diferentes tipos de tuias, ou ciprestes, e em cada muda você percebe como pode variar o efeito decorativo no jardim de cada tipo

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

10 Comments - Add Comment

Comentários