Cobertura de vidro: vantagens e desvantagens

Quer deixar sua casa, varanda, área de lazer ou hall de entrada muito mais bonito? Que tal utilizar a cobertura de vidro ao invés de investir em coberturas comuns.  Elas são geralmente produzidas com aço galvanizado ou alumínio em sua estrutura e utiliza-se de uma pintura especial que impede a oxidação. Já o vidro pode ser incolor ou mais escuro. Tudo depende, é claro, da quantidade de iluminação que se deseja ter no ambiente. Os extraclaros possibilitam a entrada de até 92% da iluminação natural, que atravessa quase livremente a cobertura.

pergolado com cobertura de vidro - uma ótima opção para garagens e espaços de convivência no jardim

pergolado com cobertura de vidro – uma ótima opção para garagens e espaços de convivência no jardim

Cobertura de vidro para ambientes internos

O vidro utilizado nesse caso é o vidro temperado (ou laminado) que é mais resistente por causa da aplicação de película entre suas camadas.Apesar de muito bonitas, as coberturas feitas com vidro podem não ser a melhor opção dependendo de onde a residência se encontra. Por reterem mais calor, em climas quentes podem deixar o local muito mais aquecido do que se a cobertura fosse feita de outro material, por exemplo.

Cobertura de vidro para jardim de inverno interno

Cobertura de vidro para jardim de inverno interno

cobertura de vidro para varanda - uma boa opção para que quer cultivar plantas nesse espaço da casa ou apartamento

cobertura de vidro para varanda – uma boa opção para que quer cultivar plantas nesse espaço da casa ou apartamento

Quem quer garantir o máximo de entrada de luz, para permitir a iluminação natural do ambiente, mas quer o mínimo de aquecimento pode utilizar algumas tendências do mercado – os chamados vidros “seletivos” oferecem controle solar e térmico, mesmo que permitam a entrada de iluminação. Eles também barram os raios infravermelhos.

Cobertura de vidro sobre entrada de garagens

A cobertura de vidro também é utilizada em claraboias e em projetos comerciais, como prédios comerciais e espaços em shopping centers no mundo todo. No caso de utilizar a cobertura em garagens que ficam na frente da casa, a vantagem é que a residência não ficará escura demais, já que a iluminação da parte coberta pelo vidro ajuda a iluminar também a casa. No caso de o veículo ficar muito exposto, pode-se optar pela combinação do vidro apenas em uma parte da cobertura, permitindo que haja sombra em metade do cômodo.

cobertura de vidro sobre pergolado de madeira

cobertura de vidro sobre pergolado de madeira

Outra maneira de criar cobertura de vidro é sobre um pergolado de madeira, para ser usado como garagem. Após montar o pergolado de madeira, basta colocar um vidro laminado sobre a madeira. Lembre-se de prever o caimento para o vidro para evitar problemas de acúmulo de água sobre a cobertura do pergolado, que pode ocasionar acidentes caso não prevista.

Vantagens e desvantagens

Uma das grandes vantagens de se utilizar a cobertura em vidro é a certeza de que a mesma não sofrerá com as mudanças de temperatura, nem representa perigo de impermeabilização como outras coberturas. O vidro também é fabricado em processo natural, não reagindo quimicamente ou agredindo a natureza. Também é reciclável, podendo ser reutilizado mesmo após anos de utilização anterior.

Existem ainda as coberturas retráteis, que podem ser uma ótima opção para a cobertura de piscinas, por exemplo, permitindo que haja abertura da mesma durante o período de maior calor. Sofisticada, sua abertura pode ser acionada através de controle remoto.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 3,50 out of 5)
Loading...

2 Comments - Add Comment

Comentários