Como colocar papel de parede?



O papel de parede é uma ótima opção para uma reforma rápida. Quem quer uma mudança no visual de um ambiente pode apostar no papel de parede para dar um novo animo para seus cômodos. Vendidos em rolos de metragens variadas, você pode encontrar o papel de parede em diferentes tons e estampas, e é possível harmonizá-lo com os mais diversos estilos, sejam mais clássicos ou modernos, sempre há uma estampa que combine com o que você deseja.

Instalação de papel de parede: Como instalar?

Instalação de papel de parede: Como instalar?

Papel de Parede: O que saber antes de comprar

Antes de comprar, cheque em lojas virtuais e físicas, pois os preços variam bastante. Também tenha em mente que a aplicação do papel de parede é fácil, mas requer certos cuidados e bastante concentração, portanto, se achar válido, contrate mão de obra especializada para o trabalho. Quem desejar, porém, aplicar o papel não terá muitos problemas, pois as próprias embalagens dos rolos dos produtos contêm instruções muito claras de como proceder.

Cores e texturas

Os papeis de parede apresentam uma vantagem muito importante sobre a pintura de paredes: além de estarem disponíveis as mais diversas cores para decorar a sua parede, também é possível encontrar as mais diversas texturas de papel de parede para decorar o seu ambiente. É possível inclusive encomendar em gráficas a plotagem de fotos, imagens ou posteres decorativos em papel adesivo para se recobrir uma parede com uma foto ou adesivo decorativo para dar um toque exclusivo ao seu ambiente.

Papel de parede com imagem plotada instalado

Papel de parede com imagem plotada instalado

Papel de parede com foto instalada plotado

Papel de parede com foto instalada plotado

Mas vale lembrar: Os papei de parede não substituem a pintura no caso de paredes de materiais como a madeira. Para esta, é necessário se tratar a parede com pintura ou envernização da madeira, para garantir que esta não seja atacada por pragas que venham a provocar patologias na vedação da parede.

Como colocar o papel de parede corretamente

  • Primeiramente, abra a embalagem e separe as instruções e outros guias explicativos. Guarde-os em local visível e seguro para não perder e fazer consultas esporádicas.
  • Preparar a parede é fundamental, portanto, limpe bem toda a superfície da mesma e verifique se não há desníveis (que podem ser corrigidos com massa corrida, por exemplo) ou infiltrações. Qualquer imperfeição pode acabar com a aparência do papel de parede e resultar num verdadeiro desastre!
  • Passe uma camada de cola especial para esse fim, diluída em água em toda a parede já nivelada, limpa e seca.

    Passando a cola na parede após esta estar limpa e nivelada para a instalação de papel de parede

    Passando a cola na parede após esta estar limpa e nivelada para a instalação de papel de parede

  • Abra os rolos de papel de parede e corte no tamanho da altura que você deseja. Preste muita atenção nas estampas: elas são como um quebra-cabeças, em que os desenhos precisam se completar. Antes de cortar outras tiras, sempre cheque se estão combinando entre si e completando os desenhos. A dica é fazer de duas em duas tiras, para não errar.

    Usa uma régua para medir o tamanho correto do papel de parede, e lembre-se de conferir se as estampas encaixam

    Usa uma régua para medir o tamanho correto do papel de parede, e lembre-se de conferir se as estampas encaixam

  • Passe bastante cola no verso do papel, com a ajuda de um pincel grosso ou broxa. Em seguida, para manuseio melhor, dobre o papel de maneira que a cola não encontre a parte frontal do mesmo (desenho) e deixe apenas uma parte sem dobrar. É por ela que você vai começar a aplicação.
  • Fixe a parte sem dobrar na parede e aos poucos vá desenrolando o restante do papel, permitindo que a cola fixe na parede normalmente. Comece sempre de cima para baixo e com muita cautela. Com a ajuda de um prumo ou régua apropriada, vá checando se a aplicação está correta.
  • Só então utilize um rolinho, régua ou outro objeto por cima do papel para ajudar na fixação. Com estiletes, faça o corte das tomadas e outros orifícios que sejam necessários. O resultado é uma parede totalmente nova e bonita!

    Passando uma régua para deixar o papel de parede instalado com caimento perfeito

    Passando uma régua para deixar o papel de parede instalado com caimento perfeito

Video: Como instalar papel de parede

Confira um vídeo que explica passo a passo como instalar papel de parede nos ambientes internos da sua casa. Passo a passo, muito fácil de se seguir!

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários