Como colocar piso laminado



Uma grande dúvida das pessoas que estão construindo ou reformando é em relação a instalação de alguns itens da casa. Na lista dos itens que mais geram dúvidas está a colocação do piso, seja ele qual for o modelo escolhido, há sempre grandes dúvidas relacionadas ao assunto. Por isso mesmo, decidimos falar mais sobre a instalação de alguns tipos de piso. Hoje vamos começar falando da instalação do piso laminado, um tipo bastante utilizado hoje em dia. Caso você não conheça, também temos um artigo explicando tudo sobre esse produto, veja.

Como colocar piso laminado

Como colocar piso laminado

Materiais necessários para colocar Piso Laminado

Muitos profissionais da área afirmar que a qualidade e o desempenho do piso irão depender da qualidade doa materiais que são utilizados durante a colocação dos mesmos, tais como:

Instalação de piso laminado

Instalação de piso laminado

  • A cola aplicada nos encaixes – A cola que é usada geralmente na junção das réguas de madeira deve ser de boa qualidade e resistente à água, pois só assim ela será capaz de evitar uma rápida penetração no caso de algum líquido cair sobre o piso laminado.
  • A manta instalada entre o piso e o contra piso – Outro material ao qual deve se ter bastante atenção é ao manta que é instalada entre o piso e o contra piso. Este produto deve ter uma espessura mínima de 2 milímetros. Só assim ele poderá garantir uma boa acomodação do piso sobre o contra piso e ainda dar ao ambiente um bom isolamento acústico.
  • Ferramentas de encaixe – Existem diferentes marcas de piso laminado, e cada uma possui um tipo diferente específico de encaixe entre as peças. alguns deles podem necessitar ferramentas para “calçar” as pranchas do Piso laminado durante a instalação.

Técnicas de instalação de piso laminado

Como qualquer outra instalação, a colocação dos pisos laminados também necessitam de uma especial atenção e, se possível, o acompanhamento de algumas técnicas que irão ajudar na hora da instalação. São elas:

  • Uso de mantas sobre o contrapiso – A maioria dos fabricantes recomenda o uso de algum tipo de manta impermeabilizante sobre o contrapiso antes de instalar o Laminado. Isso evita a passagem de umidade para o laminado, além de servir como uma espécie de amortecedor que vai reduzir o ruído do piso, e aumentar a vida útil do revestimento.
  • Aplicação da cola – que deve ser feita em toda a extensão dos encaixes das réguas de madeira e o mais importante, na quantidade certa! Não é preciso cola a mais e nem a menos, precisamos apenas do suficiente para colar as duas peças.
  • Deixe um espaço para a dilatação – como sabemos a madeira sofre sempre uma variação no seu volume. Por isso, no momento da instalação desses pisos devemos ter esse fator em consideração. Assim, o ideal é deixa no mínimo 15 milímetros entre as paredes para que a peça fique a 100 %.
  • Utilização de cintas de tração – esses utensílios podem ser verdadeiramente úteis no momento da instalação do seu piso laminado, afinal elas garantes a junção perfeita das réguas. Então se você pode usar uma cinta de tração, use-a!

Onde podem ser instalados os pisos laminados

Os pisos laminados podem ser instalados nos mais diferentes materiais como a cerâmica, as lajotas de pedras e até mesmo de concreto.

Lembrando que, antes da instalação e independentemente do material que irá receber o piso, deve ser feita antes uma regulação do piso, para que algumas partes não apresentem uma altura maior que outras. Depois da regulação deve ser feita uma limpeza a fim de retirar todos os resíduos que possam danificar o seu produto. E, em seguida a colocação do piso laminado.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários