Como deixar a sala mais aconchegante

Sem dúvida, a sala de estar é o cômodo que as pessoas costumam permanecer por mais tempo, seja para assistir a TV, DVD, ou simplesmente para bater papo. Por isso, deixá-la o mais agradável possível é fundamental para que você se sinta bem no local.

As maneiras de deixar a sua sala mais receptiva são as mais cariadas possíveis, através dos móveis que você escolhe, os materiais e revestimentos, são muitas as formas de compor o seu ambiente. Mas afinal, como saber qual a melhor composição para a sua sala?  Como saber se o seu ambiente está realmente aconchegante e convidativo.

Sala aconchegante

Revestimentos de madeira dão maior sensação de acolhimento a um ambiente

Sofás para o ambiente

Um bom sofá, por exemplo, – independente se é grande, modular, reto, macio etc., deve principalmente ser confortável, que acomode bem o corpo – principalmente as costas – e sem distorcer a postura. O ato de se levantar também é bem visado nessa questão, pois existem aqueles tipos de sofá que parece que te “abraçam”; você senta e vai afundando. Almofadas de camurça e/ou pele são bem-vindas, assim como mantas e xales para se aquecer especialmente nas estações mais frias do ano.

As mesinhas laterais são ótimas para colocar objetos decorativos, como porta-retratos, vasinhos, abajures e até livros, copos, entre outros. Mas não exagere na decoração para não dar a impressão de bagunçado. Procure deixar bolsas, chaves e outros objetos que costumamos tirar quando chegamos em casa em um determinado lugar. Adquira este hábito, pois assim objetos não ficarão espalhados pelos cômodos.

Sofá aconchegante 1

1- Sofá amplo, com espaço para apoiar os pés e deitar

Sofá aconchegante 2

2- Semelhante ao sofá anterior,, mas com uma cor diferente, para dar destaque em uma sala ampla

Sofá aconchegante 3

3 – Em umasala estreta, o sofá preto dá o destaque

Sofá aconchegante 4

4- O sofá de canto ajuda a dar aquela ideia de acolhimento à decoração.

Tapetes para sala

Tapetes (peludos ou não) não são recomendados se na casa há idosos e/ou cadeirantes, pois podem atrapalhá-los, bem como quinas que podem machucá-los; evite mobílias com quina também em casas que tiver crianças. Se não tiver outro jeito, coloque cantoneiras plásticas (você pode encontrá-las em lojas de produtos para bebês).

tapete peludo

5- Tapete peludo reforça a ideia de conforto na sala.

Tapete aconchegante 2

6- O uso de tapetes ajuda a humanizar também ambientesou nichos em que o revestimento é de um piso frio

Iluminação

A iluminação indireta deixa a vista menos cansativa, pois ofusca aqueles reflexos e brilhos intensos sobre fundos escuros. Prefira cores claras, sóbrias e neutras. Opte por luminárias colocadas no chão que iluminam de baixo para cima, deixando um clima mais aconchegante. A cortina também contribui para uma iluminação indireta, pois você pode fechá-la totalmente ou apenas uma parte; serve para barrar luz, olhares de estranhos, esconder possíveis falhas e/ou ranhuras nas janelas etc.

Iluminação indireta

7- Iluminação indireta com sanca de gesso

Iluminação de baixo

8- Pontos de iluminação no piso

Caso a sala esteja ligada à cozinha – como as cozinhas americanas, por exemplo – iluminação, forro, móveis, pisos e outras características devem ornar uma com outra, principalmente referindo-se a estilos e cores. Tom sobre tom é uma boa pedida. Coloque algumas flores na sala, pois costumam “dar vida” ao ambiente.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários