Como Fazer Prateleira de Madeira



Prateleiras, além de favorecerem a organização e a limpeza de objetos, podem ser grandes aliadas na decoração de determinados ambientes. Porém, apesar de cômodas e elegantes, elas costumam ter um preço elevado em movelarias, logo, uma das alternativas para reduzir esse custo seria confeccionar as suas próprias prateleiras. Claro que isto requer uma pequena pesquisa antes, já que é mais aconselhável adquirir madeiras que não favoreçam a proliferação de insetos que se alimentem das mesmas. Também vale a pena pesquisar se uma madeira de menor custo, mas que requeira cuidados constantes, como o uso de inseticidas, é realmente mais barata a logo prazo. Um exemplo de madeira de baixo custo e resistente é a de peroba. Para lhe auxiliar em relação a isso, iremos ensinar a você como fazer prateleiras de madeira, confira!

Prateleira de Madeira

Como Fazer Prateleiras de Madeira

Como fazer prateleiras de madeira barata?

São vários os tipos de prateleiras facilmente elaboráveis. Primeiramente, todas seguem o mesmo princípio: deve-se pegar a madeira de seu agrado, da cor de preferência, cortá-la do tamanho adequado aos seus objetivos, lixá-la, limpá-la e, por último, aplicar o verniz na peça, a fim de conferir brilho e proteção a ela.

  • Prateleiras simples: são as de mais fácil confecção e as que costumam apresentar o menor custo; basta realizar todos os processos descritos anteriormente e colocá-las na parede; com o auxílio de uma furadeira, devem-se fazer orifícios na parede para prender os suportes, que devem ser prendidos com parafusos, e depois basta colocar a tábua sobre eles e dispor os seus objetos da maneira que preferir – caso haja interesse em confeccionar os seus próprios suportes, no lugar de comprá-los prontos, deve-se cortar tiras de madeira, de comprimento e altura idênticos, juntá-los com pregos na forma de um triângulo sem um dos lados e prendê-los às paredes, com uma das tiras voltadas para cima, já que esta será um dos suportes.
Prateleiras de madeira simples

Prateleiras de madeira simples

Prateleiras de madeira brancas

Prateleiras de madeira brancas

Parede de madeira decorada

Parede de madeira decorada

  • Prateleiras alternadas: para este tipo de prateleiras devem-se construir peças ocas, isto é, com apenas três lados, sem o fundo, para que não haja necessidade de suportes, já que, assim, parafusos são capazes de sustentá-las. Depois, basta alternar essa prateleira entre depressões, que devem formar um meio quadrado, e partes planas (o aspecto fica parecido com o de uma muralha), juntando-as com a utilização de pregos. Os cortes das madeiras serão diferentes neste tipo de prateleira, já que parte terá a forma de meio quadrado (serão necessários três prateleiras ocas para isto) enquanto a outra parte terá o formato de uma prateleira simples; entretanto, apesar de serem mais trabalhosas, conferem maior requinte ao ambiente.
prateleiras de madeira alternadas

prateleiras de madeira alternadas

Prateleiras de madeira de canto

Prateleiras divisórias de madeira

Prateleiras divisórias de madeira

  • Prateleiras em forma de quadrado: para este tipo de prateleiras, deve-se formar um quadrado com quatro prateleiras ocas; após o quadrado feito, resta colocá-lo na parede, também com o auxílio de parafusos.
Nichos de madeira sobre o sofá

Nichos de madeira sobre o sofá

prateleira de madeira para brinquedos

prateleira de madeira para brinquedos

Nichos de madeira no quarto

Nichos de madeira no quarto

Como fazer prateleiras de madeira de MDF?

A sigla MDF serve para indicar placas de fibra de média densidade, material que é proveniente da madeira, obtido por meio de processos químicos e físicos; devido ao fato dessas placas serem totalmente uniformes, não apresentando quaisquer tipos de imperfeições, é permitido o livre manuseamento da madeira, possibilitando cortes livres, bordas redondas, gravuras mais minimalistas, entre outros detalhes. O processo de confecção de prateleiras de MDF é semelhantíssimo ao das demais prateleiras, porém, mais fácil; basta cortá-las e utilizá-las. Entretanto, o MDF requer cuidados que outros tipos de madeira não necessitam, como:

  • Deve-se estar atento à umidade do meio, já que ela pode danificar a peça;
  • Não utilizar produtos de limpeza demasiadamente fortes, pois o MDF é um material extremamente sensível;
  • Não colocar objetos quentes ou gelados sobre o MDF, já que isto pode causar imperfeições permanentes na madeira.

Como fazer prateleiras de madeira reaproveitando outros produtos?

Uma alternativa para a construção de prateleiras de baixo custo, reaproveitando a madeira de outros produtos, seria a utilização da madeira proveniente de pallets (estruturas planas que têm pés como base, o que faz com que as estruturas sejam um pouco acima do nível do chão), que são utilizadas para o transporte de cargas e, além serem extremamente resistentes, são adquiridas a baixíssimos custos. Outra alternativa seria utilizar caixas de madeira que vêm com frutas; basta limpá-las, aplicar o verniz nelas e pendurá-las na parede com pregos; elas conferem um aspecto casual e estiloso ao meio.

Prateleira rústica de madeira

Prateleira rústica de madeira

prateleira com painel externo

prateleira com painel externo

Caixotes de madeira

Caixotes de madeira

Decoração com caixotes de madeira

Decoração com caixotes de madeira

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários