Como instalar o ar condicionado?



Instalação de ar condicionadoCom a chegada do verão o aumento nas vendas de ar condicionado é visível. Quem tem, garante que não consegue mais “viver sem” o arzinho frio para refrescar os dias de calor. E eles têm razão: o ar condicionado é um ótimo investimento, principalmente em regiões de temperaturas altas, tanto em residência quanto em escritórios, em que o uso do ar condicionado deixou de ser considerado um luxo para se tornar essencial.

 Escolha do aparelho

Escolher o aparelho é o primeiro passo para não ter nenhuma “dor de cabeça” futura. Opte pelo modelo que mais combina com o que você deseja e que tipo de ambiente ele será instalado.

Atualmente, o modelo mais utilizado é conhecido como “Split”. Do inglês, “split” dá a ideia de “divisão”, “partir algo ao meio”. Ele é menor do que os aparelhos de janela e mais silencioso também, já que a parte em que está localizado o compressor, responsável pelo barulho, pode ser instalada em outro cômodo – na lavanderia ou na varanda, por exemplo.

Esquema  de um ar condicionado tipo split

Esquema de um ar condicionado tipo split

O que é um ar condicionado split?

O ar-condicionado tipo split é um aparelho de refrigeração de ambientes dividido em duas partes:

  • Um módulo externo, chamado de condensador, onde fica o compressor, responsável pela refrigeração ou aquecimento;
  • Um módulo interno chamado de Evaporador, responsável por transmitir a temperatura criada do lado de fora para dentro do ambiente.

Os dois módulos são interligados por uma tubulação por onde passa o fluido refrigerante, o chamado freol. O posicionamento do compressor do lado de fora permite o isolamento acústico do aparelho, já que o barulho fica quase todo do lado de fora, e é necessário para “jogar” o calor para fora, pois de nada adiantaria se o calor voltasse para dentro do ambiente.

 Instalação de ar condicionado

O grande problema para quem decidiu aderir ao ar condicionado é quando a casa não está preparada para recebê-lo. Nesse caso, haverá uma “pequena reforma” para que o imóvel fique preparado para a instalação do ar condicionado. Essa reforma pode variar, dependendo da escolha do aparelho e em que cômodo você decide colocá-lo.

No caso de apartamentos novos e casas construídas recentemente, é mais comum que você encontre os elementos para a instalação já prontos. Isso facilita bastante, pois tubulações e outros itens não precisam ser “criados”, já fazem parte da arquitetura interna da casa.

Instalação de ar condicionado split sobre telhado

Instalação de ar condicionado tipo split sobre a cobertura do primeiro pavimento

A instalação incorreta do aparelho pode influenciar e prejudicar seu desempenho, portanto o recomendável é que se contrate mão de obra especializada no assunto. Há várias empresas que levam os técnicos até o imóvel para fazer o estudo do tamanho da obra e efetivarem a instalação do ar condicionado. Além do mais é necessário uma série de ferramentas para a instalação do ar condicionado, que provavelmente apenas um técnico tenha acesso.

O local correto para abrigar o seu aparelho é distante de onde as pessoas ficam, para que o ar não seja liberado diretamente nelas. Por exemplo: na sala, é comum colocarem os aparelhos sobre o sofá e não em frente a ele. No quarto, em cima da cabeceira e não em frente à cama, etc. Ainda assim vale lembrar que ele não deve ser instalado em cima de outros aparelhos elétricos e em local de fácil acesso para a manutenção periódica. Fique atento também para a instalação elétrica do ar condicionado: Por ser um aparelho de alta potência,em geral necessita de fios mais grossos que uma instalação de tomada padrão, para evitar os riscos de aquecimento da fiação elétrica.

Vídeo: veja como instalar um ar-condicionado split

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários