Como Organizar Armário de Cozinha



Quando o armário da cozinha não tem uma ordem e um padrão adequado de organização, eles podem virar um verdadeiro caos, são panelas caindo, copos que não cabem, talheres que você quer utilizar e não sabe onde estão, potinhos de temperos que desaparecem e ainda aquelas formas de cozinhar, que sempre somem quando você mais precisa delas.

Assim, saber como organizar armário de cozinha acaba sendo essencial para que a sua vida fique mais pratica e de quem for utilizar a cozinha, ache os itens que necessite, sem precisar fazer uma verdadeira “caça ao tesouro”, em busca de uma espátula para um bolo.

Como organizar armário de cozinha

Como organizar armário de cozinha? Confira aqui!

Organização do armário da cozinha

  • Um primeiro passo que você deve fazer para conseguir organizar o seu armário de cozinha de uma maneira impecável, é deixa-lo vazio, antes mesmo de começar esse trabalho;
  • Retire todos os itens desse local, para que você possa visualiza-lo bem e dessa maneira, tenha uma noção mais exata do tamanho que ele tem e de onde ficarão os seus objetos;
  • Dessa forma, você já pode começar a separar, por exemplo, quais os objetos que realmente necessitam ser guardados e quais são aqueles que apenas ocuparam um espaço, sem serem devidamente úteis para o seu cotidiano.
  • Copos quebrados, talheres entortados, potinhos em demasia, panelas enferrujadas, ou pacotes vazios podem ser descartados, liberando mais espaço no seu armário para a cozinha;

Colocar os itens iguais em um mesmo espaço

  • Depois de deixar o seu armário vazio e limpá-lo uma terceira dica para organizar armário de cozinha é colocar todos os itens iguais em um mesmo espaço, assim, xícaras ficam junto com xícaras, copos grandes com copos grandes, copos pequenos com copos pequenos e assim vai. Muita gente que não o utiliza corretamente e quando vai montar uma mesa de jantar, por exemplo, não consegue encontrar cinco facas iguais, pois elas ficam misturadas com um monte de modelos diferentes.
  • Uma regra básica é deixar os talhares logo na primeira gaveta e depois, os outros itens que são menos usados, nas gavetas de baixo, isso vai facilitar no momento de montar uma mesa ou mesmo, pegar esses utensílios na hora da sua refeição. Você pode organizar os itens dessa forma:
  1. Na primeira gaveta: talheres e utensílios mais utilizados;
  2. Na segunda gaveta: panos de louça;
  3. Portas perto do fogão: O ideal por uma questão de praticidade, é deixar as panelas perto do fogão;
  • Assim, deixe cada espaço para um item específico, isso irá facilitar muito a sai rotina dentro da cozinha e vai deixar esses armários muito mais organizados e fáceis de serem utilizados, poupando tempo e um possível stress, que poderia ocorrer com a desorganização deles.

Limpeza do Armário da cozinha

Agora que você já esvaziou os armários e jogou fora tudo que não precisava mais, um segundo passo para organizar esse local, é limpa-lo bem.

Armário de cozinha organizado com cestos

Armário de cozinha organizado com cestos

Nichos para cozinha Organizada

Nichos para cozinha Organizada

  • Para limpar bem os armários, basta usar um pouco de vinagre ou algum outro produto em um pano limpo;
  • Se o seu armário for de compensado (materiais como MDP e MDF) tome cuidado para não umedecer as arestas da peça, para não estragar o material;
  • Retire todas as migalhas e outras sujeiras que esse armário tiver, assim, além de conserva-lo por mais tempo, vai deixar os objetos guardados limpinhos.

Layout da cozinha

  • Por uma questão de segurança, evite quando possível, deixar o fogão e a geladeira lado a lado;
  • O fogão deve, preferencialmente, ficar ao lado da pia da cozinha;
  • Fornos – elétrico e microondas – podem ficar em uma altura confortável – por exemplo, acima da altura do balcão da cozinha.
Como Organizar Armário de Cozinha

Como Organizar Armário de Cozinha

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários