Concreto celular

Provavelmente você conhece o concreto, tão utilizado nas construções civis que fica praticamente impossível imaginar uma obra sem a sua presença e mesmo em pavimentos de ruas e calçadas. E mesmo em registros de arquiteturas históricas é possível averiguar a existência do concreto. O concreto é produzido a partir de cimento, que por si só, já contém substâncias que endurecem, tornando-se rígidas feito pedra em contato com a água. Esse fenômeno é conhecido como reação de hidratação. O concreto é, portanto, uma mistura de itens (agregados) que resultam num material extremamente durável. Mas o que fazer quando queremos estruturas leves de concreto, que é um material tão pesado? Apelamos para um material novo no mercado, o concreto celular.

Blocos de vedação de concreto celular

Blocos de vedação de concreto celular

Você já ouviu falar em concreto celular? O concreto celular faz parte da categoria de concretos leves e sua composição é feita com agregados como a espuma. A aplicação é direcionada para atender exigências específicas em alguns projetos e também em lajes, superfícies, etc. Apesar das diversas aplicações teóricas que o concreto celular possui, normalmente ele está associado à alvenaria de vedação de grandes edifícios, pois por ser um material resistente, mas extremamente leve, permite seu uso como uma alternativa viável à alvenaria de vedação convencional com menores carregamentos de cargas na estrutura.

O que é concreto celular

Concreto celular é um elemento de vedação, vendido geralmente em blocos, com caráter não estrutural. É feito basicamente de concreto, com a adição de elementos expansores, isto é, que criarão bonhas de ar no interior do concreto, deixando sua densidade bastante reduzida, e em consequência seu peso também.

alvenaria de concreto celular

alvenaria de concreto celular

Por sr um material poroso, o concreto celular tem grandes qualidade como isolante térmico e acústico, sendo uma alternativa eficiente para o desempenho em edificações. Seu custo, entretanto, é mais elevado que o da alvenaria convencional, mas ele possui certas vantagens que acabam sendo uma alternativa atraente à construção civil, como o fato de seus blocos serem facilmente cortados com uma serra, o que acaba reduzindo drasticamente as perdas com materiais, como nos casos em que temos que quebrar um tijolo para completar um ponto da alvenaria.

Outros concretos leves

O concreto leve tem peso reduzido (difere do concreto normal, que geralmente possui densidade variando entre 2300 e 2500 kg/m³), mas com grande capacidade de isolamento térmico e acústico, sua principal vantagem, especialmente em se tratando de lajes e forros em que o isolamento é bastante importante. Sua mistura é composta de agregados finos, que sofre tratamentos mecânicos, físicos e químicos, criando uma alta porcentagem de poros esféricos de dimensão regular e milimétrica – que não deforma.

Entre os concretos leves mais utilizados estão os produzidos com isopor e argila, além dos celulares – feitos com um tipo especial de espuma. Desenvolvido na Europa, tem sido cada vez mais utilizado por sua versatilidade e densidade leve. Sua produção é livre de desperdícios e seu aproveitamento é ótimo.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

One Response - Add Comment

Comentários