Cores de tintas – dicas para colorir seu ambiente



Escolher as cores de tintas de um ambiente é uma tarefa divertida, mas às vezes pode se tornar difícil devido à grande variedade de tons no mercado. As cores dos ambientes influenciam a energia daquele local, por isso é bacana conhecer o que cada cor representa e para quais cômodos elas são mais indicadas sempre considerando as cores de tintas na hora de preparar a decoração de quartos de casal, de solteiro, salas e banheiros.

Hoje o mercado proporciona as mais diversas cores de tinta ao consumidor. Este deve escolher de maneira harmônica para compor uma decoração agradável com cores que combinem nos ambientes.

Hoje o mercado proporciona as mais diversas cores de tinta ao consumidor. Este deve escolher de maneira harmônica para compor uma decoração agradável com cores que combinem nos ambientes.

Significado das cores

Cada cor desperta uma sensação e garante um clima distinto nos ambientes. Além disso, algumas cores de tintas são mais indicadas para a decoração de escritórios, outras para residências justamente por mexerem com a sensação das pessoas. Por isso antes de mudar a tonalidade de algum cômodo é bom conhecer o efeito que cada cor promove.

  • O Lilás, por exemplo, é uma cor de tinta que acalma e está ligada à intuição. Ela é indicada para ambientes de descanso, como quartos e sala de leitura. Ela transmite uma sensação de tranquilidade.
  • O Vermelho, pelo contrário, é a cor que desperta as emoções fortes, de desejo. Ele é pouco utilizado em casas.
  • O Amarelo, por outro lado, é a cor da diversão e alegria. Estimula a comunicação e raciocínio, e se torna uma perfeita combinação em locais de trabalho ou estudo, que dependem do cérebro e criatividade.
  •  Verde é a cor da esperança. Ele, assim como o Lilás, ajuda a acalmar, alivia o estresse e instiga o silêncio. Também cai muito bem na decoração de quartos de crianças.
  • O Azul claro renova os ânimos e também ajuda a manter a mente calma. No entanto, as tonalidades mais fortes conduzem à introspecção, por isso pode cair bem junto a decorações de madeira clara como portas de madeira, prateleiras, piso, entre outros.
  • Por fim, a cor mais utilizada de todas, a branca, é o símbolo da paz e limpeza, mas um ambiente inteiramente branco acaba ficando sem graça. Por isso vale a pena investir em paredes coloridas para diferenciar os ambientes.
Tabela de cores de tintas

Tabela das cores de tintas mais básicas disponíveis no mercado. A maioria dos fabricantes hoje possui uma gama ainda maior de cores de tintas disponível ao consumidor, alguns podendo misturá-las para buscar o tom desejado no ato da compra.

Simuladores de tonalidades

Alguns sites de tintas oferecem aos visitantes a ferramenta de simulação de ambientes. Através dela você pode verificar qual a melhor cor para cada cômodo. A Coral, por exemplo, disponibiliza esse serviço em seu site. Para utilizá-lo é muito simples: primeiro escolha o tipo de ambiente (cozinha, banheiro, quarto, sala de jantar, corredores, sala de estar, escritório ou fachadas), depois o estilo do seu cômodo. O próximo passo é selecionar qual a cor desejada e após isso você terá acesso às tonalidades disponíveis e pode aplicá-las na imagem escolhida.

O site da Suvinil também possui a ferramenta de simulação de ambientes, e ele oferece a opção de enviar de arquivos, disponível através deste link. Assim você pode visualizar as cores em seu próprio cômodo, sabendo exatamente como ele ficará. Após finalizar as modificações é possível imprimir a imagem.

 Fotos de cores de tintas

Cores de Tintas para Sala

Agora você poderá saber qual tinta deve utilizar em sua sala, para que essa cor combine com seu sofá, tapete e objetos de decoração.

Uma boa dica é que você compre na loja de tintas uma amostra da cor que deseja pintar sua parede, apenas para testar. Dessa forma, você vai saber se aquela cor é realmente a que deseja, ou se precisa de outro tom.

Abaixo você pode conferir dicas de algumas cores:

Cores de Tinta para Quartos

As cores de tinta para o quarto deve ser uma escolha pessoal, é necessário que o morador se baseie nos seus gostos e preferências. No entanto, existem alguns profissionais que facilitam essa decisão, a seguir você pode conferir algumas dicas, lembrando que o mais importante é analisar como a pessoas dorme.

  • Sofre de Insônia?

Caso você sofra com a insônia, os tons escuros são uma boa solução. Segundo alguns designers, a escuridão, de certa forma, ajuda a manter o ciclo do sono regulado.

  • Quer Relaxar?

O branco adicionado às paredes dá um tom de tranquilidade ao ambiente. Mas a cor branco combina mais com relaxamento quando bem neuro ou voltado para o creme, devemos ficar alertas a isso. Não devemos escolher uma tintura “pura” demais, pois o quarto pode parecer sufocante.

  • Cor Cheia de Estilo

Segundo a designer americana Abigail Ahern, a cor marrom com subtom rosado é uma cor aconchegante e rica, e é possível criar decorações incríveis ao redor dela.

Além dessas dicas, existem inúmeras outras, escolha a sua cor com muito cuidado e lembre-se de conferir dicas como essas.

Cores de Tintas para Parede Externa

No momento que você for escolher a cor da tintura para a parte externa da sua residência, é importante pensar também na durabilidade da mesma, até porque, o ambiente externo está exposto a diversas condições.

Para que você possa escolher as cores corretas para a pintura externa existem algumas dicas, por exemplo, evitar tonalidades muito claras, como o gelo, branco e bege, que são cores que sujam com muita facilidade, danificando a pintura logo.

Os tons de rosa e vermelhos estão em alta, mas pode-se enjoar dessas cores facilmente, e além disso, as pessoas podem ficar agitadas. A dica então é optar por tons amarelados, alaranjados e acobreados, que são tons adequados para as fachadas externas.

No entanto, se você busca por um ambiente mais tranquilo e suave, os tons mais claros como os roxos, verdes e azuis são uma ótima opção. Os tons de cinzas e nudes também podem ser bem utilizados.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

One Response - Add Comment

Comentários