Cozinha com ilha – 5 tendências incríveis e de bom gosto



Cozinha com ilha. Esse é um assunto quem tem rendido muitas discussões. Conheça mais sobre esse tipo de cozinha e veja 5 modelos inspiradores. A cozinha é um local muito especial da casa, tendo em vista que lá são preparadas nos refeições. No entanto, não é apenas por isso, todos nós desejamos uma cozinha organizada e bonita. Atualmente, uma das tendências mais fortes para esse ambiente é a tão ovacionada cozinha com ilha.

Se você já viu, sabe bem como elas são lindas. Caso ainda não conheça, continue lendo esse post e descubra tudo sobre ela.

O que é cozinha com ilha

As cozinhas com ilha não são cozinhas convencionas dessas que estamos acostumados a ver. Essas são cozinhas nada simples e com uma pitada exagerada de requinte e organização: Esqueça tudo o que você sabe sobre cozinha, pois a cozinha com ilha possui uma configuração totalmente diferente.

A principal característica da mesma é que ela interage com outros ambientes da casa. É como se a cozinha fizesse um convite para outras pessoas que estão apenas olhando.

A cozinha com ilha deixa de ser apenas o ambiente em que são guardados e preparados os alimentos para se tornar uma área de lazer. O nome já diz muito sobre essa nova configuração que coloca a cozinha como uma “ilha” onde todo o espaço ao seu redor fica livre para circulação e utilização. Geralmente existe um cooktop com depurador ou coifa ou fogão, uma bancada multiuso, Balcão refrigerado, pia, armários, forno.

Dentre os vários tipos de cozinha com ilha estas são as mais utilizadas no Brasil:

  • Cozinha Gourmet
  • Cozinha central
  • Cozinha planejada
  • Cozinha pequena com ilha

Dimensões para uma cozinha com ilha

Não é porque você possui pouco espaço que não pode ter uma cozinha com ilha.

É perfeitamente possível ter essa preciosidade em casa apenas com algumas poucas modificações para que o espaço não deixe de ser funcional.

  • Dimensões mínimas: As dimensões mínimas para uma cozinha com ilha é de 9 metros quadrados ou não haverá espalho para abrir portas de eletrodomésticos e armários.
  • Distância entre elementos: É necessário ter um espaço suficiente entre as bancadas que ficam fixadas nas paredes e a ilha.

A distância adequada deve ser de 1 metro entre todos os móveis ao redor e a ilha.

As bancadas devem ter uma distância mínima também de 1 metro entre si, mas não devem ultrapassar 1,50m.

Ter mais de 1,50m de distância entre as bancadas deixa a cuba muito longe do cooktop e isso deixará o trabalho doméstico mais cansativo.

  • Tamanho da bancada: Em relação ao tamanho da bancada, a mesma deve ter uma altura padrão de 90 centímetros. Leia nosso artigo sobre modelos de bancadas para cozinha.

Já sua profundidade e largura devem ser de acordo com as funções e as possibilidades da cozinha.

Cozinhas modernas com ilha

Veja abaixo alguns modelos de cozinha com ilha para se inspirar.

cozinha com ilha

Cozinha decorada preta

cozinha com ilha

cozinha com ilha

Cozinha com ilha central branca

cozinha com ilha

Lindo modelo de cozinha com península com tampo de madeira

Curtiu o modelo acima? A cor vermelho cria um contraste interessante na cozinha, por isso cada vez mais pessoas tem optado por cozinha decorada vermelha para decoração de seu ambiente.

Cozinhas pequenas com ilha

Se você possui uma cozinha com dimensões menores pode se espelhar nesses modelos.

Leia também o post sobre decoração para cozinha pequena.

cozinha com ilha

Ilha e balcão de cozinha em granito negro

Cozinha simples com ilha central

Cozinha com península

cozinha com península

Cozinha de madeira com península com tampo em granito

cozinha com ilha

Balcão de cozinha decorada em península branca

Curtiu o modelo acima? Cozinhas com cores claras agradam muita gente, por isso cores como rosa agradam muito na decoração. Que tal começar a pensar em sua cozinha com ilha? Agora é só escolher seu modelo preferido!

Leia também “decoração de cozinha rosa“.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários