Cozinhas Planejadas – Modelos, fotos, pequenas e grandes

A parte mais gostosa da casa (depois do quarto) é a cozinha. Onde preparamos nossas refeições, reunimos os amigos para um jantar agradável, um momento gourmet de experimentar uma nova receita ou esquentar um prato congelado, a cozinha é um lugar que pode ser bonito, sofisticado ou clean, de acordo com o estilo do dono (ou dona) da casa. As cozinhas planejadas são um modo prático de organizar a espaço, com móveis sob medida, que se encaixam perfeitamente para casas em que este cômodo é bem reduzido (no caso das quitinetes e apartamentos menores) ou para um melhor aproveitamento dele. Os móveis são mais duráveis, em vários tons e formatos.

cozinhas planejadas residenciais de padrão internacional

cozinhas planejadas residenciais de padrão internacional

Projeto de cozinhas planejadas

Com a crescente procura do mercado imobiliário e os espaços disponíveis cada vez menores, arquitetos e especialistas “têm quebrado a cabeça” para aproveitar ao máximo os ambientes. As condições de pagamento e a possibilidade de financiamento também colaboraram bastante para o aumento dos empreendimentos da construção civil.

Como os espaços das casas e apartamentos estão cada vez mais reduzidos, com a cozinha não é diferente. Por isso, surgiram as cozinhas planejadas que aproveitam melhor a disposição e a estrutura dos móveis, armários, geladeiras, fogões e todos os utensílios domésticos, agregando valor e tornando-as mais funcionais.

Para projetar uma cozinha planejada, primeiramente é necessário tirar todas as medidas das paredes do ambiente, incluindo altura, largura, espaços das portas e janelas, para que assim possa se escolher os eletrodomésticos e elementos afins para decorá-la (é possível também fazer móveis sob medida ou embutidos que garantem melhor aproveitamento do local). Não se deve esquecer o espaço de passagem entre os móveis, pois é fundamental que a circulação esteja livre de obstáculos e transtornos.

Embora a vida moderna esteja cada vez mais acelerada e grande parte da população só volta para casa no finalzinho da noite, a praticidade e a comodidade são bem-quistas, afinal, nesse tipo de caso não é necessário que a cozinha seja grande, e sim compacta.

Escolha da Cozinha Planejada

Em geral, as mulheres são as pessoas mais indicadas para a escolha da cozinha podem ser a dona da casa, arquiteta ou decoradora, que também pode dar boas dicas, que será implantada, não só porque elas a utilizam com certa frequência, mas pela sensibilidade em escolher os móveis adequados, que se ajustem de forma harmônica à casa e ao gosto delas, principalmente.

Alguns arquitetos e decoradores não recomendam que os clientes comprem cozinhas planejadas, para não correr o risco de os móveis não se encaixarem adequadamente no espaço da cozinha, bem como a qualidade e durabilidade. Uma dica importante é contratar um profissional para construir uma cozinha planejada dentro da sua casa (pode ser um investimento um pouco caro, mas a durabilidade e qualidade é garantida, no caso de móveis planejados. Os móveis devem ser funcionais, que permitam guardar os utensílios mais utilizados de forma a estarem sempre à mão. Com a correria do dia-a-dia, não dá para perder tempo procurando um prato ou talher dentro de um armário ou gaveta. A mobilidade na hora da limpeza é fundamental, os armários devem ser retirados do lugar facilmente e não podem danificar o piso, por exemplo.

Móveis planejados em cozinhaplanejada

Móveis planejados em cozinhaplanejada

Uma boa opção são os armários suspensos, que podem ser conjugados com a geladeira e o fogão, a fim de ter um maior aproveitamento do espaço para colocar uma mesa, por exemplo. A cor também é um fator importante na escolha dos móveis da cozinha, eles devem estar em sintonia com o revestimento e o piso da cozinha. Por exemplo: se o revestimento e o piso são brancos, você pode optar por móveis em tons brancos, preto, tons amadeirados, ou cores mais discretas. Cuidado ao escolher o tipo de piso, especialmente porque alguns não são nem um pouco recomendados para estes ambientes, como é o caso de carpetes de madeira e pisos laminados, que são sensíveis a umidade. Vai depender do seu gosto e estilo, afinal a sua casa tem que parecer com você.

Cozinhas planejadas com balcão americano

Cozinhas planejadas com balcão americano

Modelos de Cozinhas Planejadas

Os revestimentos também são pontos-chave na hora do planejamento. Pisos na diagonal dão a sensação de amplitude e revestir as paredes com fórmica (material laminado de plástico fenólico) é mais barato por ser um material que pode ser colado em qualquer superfície.

As cozinhas planejadas em “formato u” possibilitam a instalação de armários até o nível da cintura e a opção por móveis altos. É possível também transformar a bancada em área de refeição. As cozinhas em “formato L” maximizam o espaço e contam com a construção de uma “ilha” para valorizar o espaço na hora de cozinhar. Cozinha integrada com a sala de jantar também é uma boa opção.

Para valorizar ainda mais o espaço de uma cozinha planejada pequena, pode-se instalar móveis suspensos. Não deixe que tudo fique à mostra, deixando apenas os objetos mais usados para fora, uma vez que a cozinha é um local que acumula gordura.

Cozinhas Planejadas Pequenas

As pequenas cozinhas precisam – e devem – explorar todos os cantos, pois com a enorme gama de layouts e designs é possível organizar diferentes configurações do espaço. A cozinha planejada permite imprimir seu estilo e dar mais personalidade ao ambiente, tornando-a adequada às suas necessidades. Apesar dessa possibilidade, algumas cores são recomendadas para dar uma melhor “impressão”, como as claras (pois as mais escuras dão a “impressão” de reduzir o ambiente). A branca, que dá a sensação de amplitude e higiene e cores amadeiradas, além do cinza com formatos em inox (aço que não enferruja), harmonizam o espaço e permitem uma melhor estética do ambiente (lembrando-se sempre de acompanhar e ornar as cores do teto e do piso).

Procure um bom profissional para te orientar quanto aos produtos mais adequados para a sua cozinha e solte a imaginação. Sempre vá atrás de referências, afinal não só a beleza deve ser um requisito  mas a funcionalidade e durabilidade dos móveis de sua cozinha planejada é fundamental.

Fotos de Cozinhas planejadas

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

One Response - Add Comment

Comentários