Decoração de ambientes de estudo

Que o estudo é parte importante e essencial nas nossas vidas todo mundo já sabe, não é mesmo? O que muita gente se esquece é que o ambiente de estudo deve ser o mais apropriado para que você tenha um bom rendimento. Os espaços da sua casa que você separou como o cantinho dos estudos, podem ser uma parte do seu quarto como também pode ser uma sala completa, um escritório, etc.

Bibliotecas costumam ser excelentes espaços de estudo por seu caráter neutro, e silencioso

Bibliotecas costumam ser excelentes espaços de estudo por seu caráter neutro, e silencioso

Pois é, foi pensando exatamente nisso que decidimos trazer hoje para vocês algumas dicas para a decoração dos ambientes de estudo, de maneira a que você consiga um espaço agradável e produtivo para os seus estudos. Se você gostou da ideia fique por aí e acompanhe a seguir todas essas dicas.

Elementos importantes na decoração de ambientes de estudo

O ambiente de estudo deve ser um local que não tire a atenção do estudo, e que forneça condições que permitam conforto para  maximizar a eficiência do estudo, sem tirar o foco do estudante. Para manter esse equilíbrio, é necessário atender a uma série de requisitos, que podem ser resumidos da seguinte forma:

Tranquilidade

Um ambiente de estudo necessita de tranquilidade, só assim você vai conseguir se concentrar a 100% naquilo que realmente importa.

“Ah, mas então precisa ser um ambiente frio e completamente sem personalidade?” Não! Nada disso! O ambiente precisa ser tranquilo, agradável e ao mesmo tempo ter a sua cara, afinal você tem que gostar de estar naquele espaço, por isso dê um toque com os seus gostos pessoais.

Cores

As cores são outro fator importantíssimo na construção de um ambiente de estudo. É importante ter atenção às cores mais fortes e chamativas que pode tornar o ambiente pesado e tirar a sua concentração facilmente. Por isso, as cores mais indicadas para esses espaços são as neutras como gelo, branco, areia, azul, bege, amarelo claro e erva-doce.

Ambiente decorado com apenas com branco e trons de madeira, bastante neutro

Ambiente decorado com apenas com branco e trons de madeira, bastante neutro

tons de bege mantem a neutralidade nesse ambiente de estudo coletivo

tons de bege mantem a neutralidade nesse ambiente de estudo coletivo

Iluminação

A iluminação é outra parte imprescindível da decoração do seu ambiente de estudo. Por isso nós indicamos que você aproveite ao máximo a luz natural do espaço em si para que durante o dia você consiga deixar as janelas abertas. Já para a noite sugerimos que você utilize luminárias de teto com luz brancas e uma luminária focal para que você consiga direcionar a luz de acordo com as suas necessidades.

Uma excelente opção para a iluminação geral do ambiente são os plafons LED para iluminação difusa, que proporcionam um bom índice de iluminação, mas mantem o ambiente bem neutro.

Iluminação de bancada de estudo com lustre pendente

Iluminação de bancada de estudo com luminária pendente

Bancadas de estudo com iluminação spot sobre pontos de estudo

Bancadas de estudo com iluminação spot sobre pontos de estudo

Móveis

Os móveis devem ser escolhidos com bastante cautela, afinal uma característica importante doa ambientes de estudo é, justamente, o conforto.

Por isso quando você for escolher os seus móveis tenha atenção aos seguintes detalhes: a utilidade – não compre nenhuma peça só porque ela é bonita, ela precisa ter uma utilidade; a altura – a altura da mesa, por exemplo, deve ser proporcional ao seu tamanho para que o seu corpo não se esforce demasiado.

Mobiliário desse espaço de estudo é muito pessoal e marcante

Mobiliário desse espaço de estudo é muito pessoal e marcante

escritório ambiente de estudo

Já esse escritório aposta em tons de madeira mixados com branco

Personalidade

Todos os fatores descritos acima são de suma importância na construção e decoração de um ambiente. No entanto a personalização do mesmo também é importante. Afinal este será o seu ambiente de estudo, como tal, você precisa se sentir bem no mesmo.

Como fazer isso? Personalizando o espaço, decorando-o ao seu gosto, com porta-retratos, recortes de revistas, globos terrestres, puffs, etc.

Quatro infantil feminino integrado com ambiente de estudo

Quatro infantil feminino integrado com ambiente de estudo mantém uma identidade visual muto marcante

Já essa sala de estar integra um espaço de estudos

Já essa sala de estar integra um espaço de estudos super personalizao

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários