Decoração com reciclagem – 15 dicas de decoração sustentável



Ao invés de jogar fora seus CDs velhos ou seu mobiliário antigo, tente imaginar o que você poderia fazer com eles. Com o reaproveitamento e reciclagem de itens antigos, você pode economizar dinheiro e criar elementos de decoração inovadoras, além de fazer a sua parte em contribuir com o meio ambiente. Já pensou que tudo o que você redireciona é um produto a menos para se decompor em um aterro?

Existem muitas opções e benefícios em usar materiais reutilizados e reciclados. O melhor é que você mesmo pode criar esses itens, explorando o seu lado artesão e usando toda a sua criatividade. Confira algumas maneiras criativas para decorar com os produtos reciclados:

  1. Paletes

    Uma ótima opção para quem busca criar itens de decoração com reciclagem e certamente fazendo o reaproveito de paletes, facilmente encontrados no descarte das indústrias os paletes que servem para o facilitar o transporte de cargas e o carregamento e descarregamento da mesma, podem se tornar lindos móveis de paletes reciclados, são diversas as opções, desde painéis de tv até sofás feitos com esse material.

    Quarto decorado com palete reciclado

    Quarto decorado com palete reciclado

    Painel para tv de palete reciclado

    Painel para tv de palete reciclado

  2. Gavetas

    Gavetas velhas podem se tornar lindas prateleiras. Você pode pintar as superfícies de dentro e fora da gaveta com cores que correspondem à sua decoração. Se você quiser adicionar divisórias de madeira na gaveta, meça e corte pedaços de madeira menores e cole dentro da gaveta. Instale as gavetas na parede de modo que o fundo toque a parede e o interior da fique virado para o ambiente.

    Prateleiras feitas com gavetas

    Prateleiras feitas com gavetas

    Gavetas servindo como prateleiras

    Gavetas servindo como prateleiras

  3. Papel de parede velho

    Se você não tem restos de papel de parede em sua casa, vale uma ida a uma loja de papeis de parede para pedir algumas sobras. Faça murais ou desenhos na parede, cortando os pedaços e montando os desenhos. Você pode fazer desenhos geométricos, animais ou estrelas.

    Papeis de parede reclicado

    Papeis de parede reclicado

    Ambiente decorado com material reciclado

    Ambiente decorado com material reciclado

  4. Capas de almofadas

    Em vez de deixar as roupas velhas penduradas em seu armário ou acumulando poeira em caixas, coloque-as para uma boa utilização na decoração. Cobrir almofadas com camisas, calças ou vestidos é uma ideia interessante e diferente. Faça os botões da peça de roupa ou os traseiros das calças o centro das almofadas.

    Almofodas feitas com roupas velhas

    Almofodas feitas com roupas velhas

    Capas de almofadas feitas de calça jeans

    Capas de almofadas feitas de calça jeans

  5. Talheres antigos

    Os talheres podem adicionar charme e distinção a sua decoração quando você redireciona-os de forma criativa. Use colheres ou garfos de gaveta para criar penduradores de pano de prato.

    Tabua de carne talheres reciclados

    Tabua de carne talheres reciclados

  6. Latas de chá

    As latas de chá muitas vezes vêm com belos desenhos e cores. É uma pena jogá-las fora quando você poderia estar redirecionando-as de forma criativa. Use velhas latas de chá para fazer velas decorativas. Despeje a cera da vela perfumada nas latas e você terá lindos elementos de decoração sustentável para sua casa. Você pode também usar uma lata de chá vintage para manter ervas secas ou flores.

    Latas de chá recicladas e feito velas

    Latas de chá recicladas e feito velas

  7. Carretéis de madeira

    Grandes carretéis de madeira – usados ​​para o armazenamento de cabos elétricos em indústrias – são úteis que oferecem grande variedade de reaproveitamento. Lixe a madeira e pinte-a para combinar com qualquer ambiente. Você pode também adicionar divisórias verticais na parte superior ou inferior do carretel e usá-lo para armazenador de livros. Adicionando um almofadado no carretel, você terá um lindo puff.

    Carretel de madeira porta livros

    Carretel de madeira porta livros

    Carretel de madeira puff

    Carretel de madeira puff

  8. CDs velhos

    Com a transferência dos CDs para a o meio digital, as pessoas têm ficado com uma pequena montanha de discos velhos em casa. Uma opção é você poder usá-los como porta-copo para bebidas ou porta-vela. Os CDs pintados e pendurados na parede se transformam em uma bela decoração. Você pode, até mesmo, reciclar um CD transformando-o em um relógio, apenas afixando um kit de relógio simples na parte de trás.

    Relógio reciclado com cds antigos

    Relógio reciclado com cds antigos

    Porta copos reciclados com cd antigo

    Porta copos reciclados com cd antigo

Então, quando você começar a olhar para os utensílios velhos, antigos e usados com outro olhar, você pode se surpreender com o que é possível criar com essas peças. Use a imaginação e economize dinheiro, crie uma decoração inovadora e se distraia com o reaproveitamento de materiais.

NOTÍCIAS DO MOMENTO