5 ideias e DECORAÇÃO DE LOJAS e espaços comerciais



Você finalmente montou seu próprio negócio e abriu sua loja! Com certeza agora vai querer obter clientela, lucros e realizar muitas vendas bem sucedidas! Isso é ótimo e primordial para o sucesso do negócio. Porém, atrair consumidores pode não parecer a coisa mais fácil do mundo, certo? Existem diversas estratégias de marketing que podem fazer seus clientes fieis ao seu negócio, mas há algo ainda mais simples e às vezes pouco lembrado por comerciantes: a decoração de loja.

Decoração de Loja moderna e colorida

Decoração de Loja moderna e colorida, com Sanca de Gesso iluminada

Loja decorada

Loja decorada

Uma loja que oferece um serviço de qualidade é efetivamente lembrada pelo cliente no futuro. É muito provável que ele volte a fazer negócios, inclusive. Já uma loja que, além de oferecer um serviço bom, tem também uma aparência bonita e convidativa vai atrair o consumidor de volta várias outras vezes.

Por isso é tão importante saber decorar a preparar a loja de uma maneira atraente. Algumas dicas especiais podem ajudar:

Análise

Num primeiro momento, é necessário adequar o projeto de decoração com o nicho da loja. Por exemplo: uma boutique de roupas não tem a mesma decoração que uma chocolateria. Uma livraria não segue as mesmas regras de uma sorveteria e assim por diante. Decidido que tipo de clientes você quer atrair e que produtos vai vender, você já pode pensar no projeto em si.

Existem profissionais especializados em design de interiores de lojas. Você pode contratar um deles e expor suas necessidades e desejos, ou ainda, pesquisar bastante as outras lojas do ramo. Perceber o que dá certo e não, e utilizar a internet a seu favor, já que há uma gama enorme de imagens disponíveis na rede.

Espaço físico, trânsito de pessoas e cores

Divida o espaço físico de acordo com suas necessidades. Isso significa que a loja precisará de um estoque, ambiente para empregados, banheiros, provadores, caixa, etc. após definir quanto espaço precisará para cada ambiente, só então pense no interior que será “visível” ao consumidor.

Decoração de loja de esportes

Decoração de loja de esportes

Decoração de Loja de Vestuário Rústica

Decoração de Loja de Vestuário Rústica

Prateleiras e organizadores devem ser distribuídos de acordo com o tipo de mercadoria a ser vendida. Mais produtos dão menos espaço para o consumidor. Lojas de roupas e sapatos, por exemplo, precisarão de espaços para espera, sofás e pufes.

O transito de pessoas que visitará a loja precisa ser levado em consideração. Isso significa que é primordial que o espaço seja adequado. Por exemplo, o consumidor que está na fila do caixa não pode atrapalhar o trânsito daquele que ainda está escolhendo produtos.

As cores da sua loja devem ser definidas de acordo com o estilo, com a marca e com os produtos. Quanto mais clara e discreta, mais destaque os produtos ganharão. Escolha uma paleta e utilize cores que harmonizem entre si para o ambiente não ficar muito carregado, atrapalhando a visão do que é vendido.

Decoração de loja de Shopping

Decoração de loja de Shopping usando madeira clara misturada com materiais escuros

Decoração de loja com caixotes de madeira

Decoração de loja com caixotes de madeira

Exposição dos produtos e manutenção da loja

Os produtos devem ser o principal atrativo da loja, portanto, invista numa boa distribuição. Prateleiras, vitrines e ilhas devem expor seus melhores produtos, dando a oportunidade para que os clientes possam ver a peça da melhor maneira possível. Utilizar espelhos e luminárias decorativas também dá destaque ao que é vendido e iluminam  ainda mais a loja.

Lembre-se de chamar a atenção também pela limpeza e organização do lugar. Quanto mais desorganizada a loja, menos clientes ela atrairá.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários