Decoração Provençal – dica para decorar em estilo provençal



O estilo provençal é perfeito para quem deseja fazer uma decoração leve, bonita, delicada e também super na moda. Como o próprio nome sugere, a decoração provençal sofre forte influência francesa, mais precisamente da região de Provence, onde os casarões campestres compõem a paisagem. Por isso mesmo, o estilo é também conhecido como French Country Style.

Decoração estilo provençal no quarto

Decoração estilo provençal no quarto

Atualmente, a decoração provençal tem feito a cabeça de muitas pessoas, com dicas na internet, como blogs e sites de decoração, assim como nas revistas do ramo, por isso está super em alta. Considere a hipótese de usar o estilo na sua próxima reforma, se deseja algo clássico e, ao mesmo tempo, atual.

Características principais do estilo provençal

Cores claras (amarelo, bege, verde, lilás e branco), objetos de época, móveis com estilos arredondados… Existem alguns itens que transformam a decoração provençal em uma atração a parte. Há uma rusticidade inata, mas ela acaba ficando mesclada com o romantismo do campo.

Entre os elementos estão os papeis de parede com decorações leves e cores que lembrem os campos de lavanda da região francesa e que atraem turistas do mundo todo.

decoração de sala de estar em estilo provençal

decoração de sala de estar em estilo provençal

Cozinha moderna com decoração em estilo provençal

Cozinha moderna com decoração em estilo provençal

Mescla do estilo provençal e acabamento rústico fazem as vezes nesse modelo de cozinha

Mescla do estilo provençal e acabamento rústico fazem as vezes nesse modelo de cozinha

Varanda provençal decorada com mobiliário característico

Varanda provençal decorada com mobiliário característico

Colunas e vigas aparecendo, suportes de madeira e pisos rústicos podem ser suavizados com tapetes e outros tipos de tecidos mais finos. Mas o ideal não é cobri-los totalmente, já que o provençal necessita desse apelo rústico e campestre também.

Já os móveis marcam presença com seus detalhes em dourado e prata surgiram a partir da idéia da classe mais pobre que, em meio à crise francesa, teve de inventar alguma forma de fazer com que os móveis continuassem parecendo muito ricos e ostensivos. Com o passar do tempo, no entanto, essas “imitações” acabaram ganhando mesmo valor e aspectos de luxo.

Para preencher os cantos das salas e quartos, abajures, estantes com livros (lombadas claras) e cortinas simples com tecidos leves, como a renda; além disso, aparadores com vidro e mesinhas arredondadas que lembram as mesinhas antigas usadas por escritores que se refugiavam no campo para compor suas obras.

Ainda para lembrar o campo, a dica é utilizar gaiolas antigas, lanternas e vasos com flores em formatos seculares.

Provençal x Cottage

Um estilo derivado do provençal é o cottage. Ele também lembra muito os ares campestres da França, mas possui uma aparência mais voltada para a feminilidade com cores ligeiramente mais fortes e objetos mais românticos. Além disso, os objetos são mais bem trabalhados, há um grande uso de porcelanas e o artesanato tem presença mais marcante.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários