Os erros mais comuns na decoração



Planejar e executar a decoração pode parecer muito simples à primeira vista e muitas pessoas tendem a fazer tudo sozinhas sem planejamento ou estudo do ambiente em primeiro lugar. Isso acaba por acarretar alguns erros na composição final, deixando muitos ambientes com desarmonia, o que gera certo desconforto estético para quem vive e para quem visita o ambiente.

Listamos aqui os erros mais comuns na decoração e o que fazer para evitá-los.

Erros de decoração residencial

Erros de decoração residencial

Não calcular bem o espaço disponível

Se o ambiente for pequeno, é essencial ter em mente quais serão as necessidades daquele lugar. Metragens restritas pedem (poucos) móveis bem planejados. Um dos grandes erros é comprar móveis grandes para locais pequenos. O ambiente acaba “fechando”, impedindo a livre circulação no cômodo e dá a impressão do que o lugar é ainda menor. Por exemplo, famílias pequenas não necessitam exatamente de um jogo de sofá que caiba oito pessoas ou uma mesa para jantar com seis cadeiras, salvo em raras exceções, quando realmente irão utilizar esses móveis com freqüência.

Abusar de tons muito escuros

Essas cores fortes não são ideais para locais pequenos, pois são mais difíceis de iluminar e prejudicam a sensação de espaço. Dão um ar pesado ao local, causam desarmonia e, se usadas em exagero, poluem visualmente o cômodo. Optar por cores mais claras e tons frios ajuda a “abrir” mais o ambiente. Em contrapartida, é possível utilizar um ou dois detalhes em cor mais forte no local, desde que em harmonia com o restante da decoração.

decoração com muito preto fica até difícil iluminar

decoração com muito preto fica até difícil iluminar

Sobrecarregar as paredes

Muitos quadros, pôsteres, prateleiras e nichos em uma mesma parede podem transmitir a ideia de desorganização, além de poluírem visualmente o local. O ideal é pendurar coisas com bom senso e delicadeza. Uma dica na hora de pendurar quadros é nunca colocá-los muito alto: eles devem estar na altura dos olhos. Obras de arte precisam ser apreciadas.

Decoração sobrecarregada causa desarmonia acaba causando um mal estar no olho da pessoa

Decoração sobrecarregada causa desarmonia acaba causando um mal estar no olho da pessoa

Objetos em desarmonia

Às vezes, na empolgação de comprar itens na loja de decoração, é comum que as pessoas comprem objetos que não harmonizam entre si nem com o estilo da casa. O resultado é frustrante, já que aquilo que parecia tão lindo na loja acaba “sobrando” no ambiente da vida real. Sempre evite comprar por impulso. Antes de se decidir por um item, procure sempre se certificar que ele realmente combina com os outros que já existem no ambiente.

Decoração em desarmonia

Decoração em desarmonia

Usar materiais de qualidade duvidosa

Assim como no item anterior, é comum que as pessoas acabam comprando objetos simplesmente porque o preço estava “irresistível”. Não caia na bobagem de comprar algum objeto para casa com qualidade duvidosa ou que você não conheça o fabricante. Além de perder a aparência com o tempo, eles podem até prejudicar sua saúde. Sempre pesquise, compare e escolha itens realmente certificados e com boa procedência.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários