Ter escadas de alumínio em casa pode servir para diversas situações. Seja no uso normal do objeto,  em pequenos consertos domésticos, jardinagem, entradas de sótãos, etc,  quanto utilizando-a como parte integrante de decoração, sua praticidade e durabilidade compensam. Elas costumam ser leves, facilitando o transporte e manuseio, e duráveis, já que o alumínio resiste bem a temperaturas elevadas ou clima muito úmido e maresía de regiões litorâneas, também sendo usado por vezes em esquadrias e portas.

Escadas em alumínio
Escadas de alumínio

Escadas de alumínio preço

A faixa de preço média das escadas de alumínio fica entre 70 até 500 reais. Existem ainda modelos com valor mais alto; tudo vai depender da marca do produto, pois importados costumam sair mais caros, e do tamanho dele, quantidade de degraus, possibilidade de encaixe com outras peças. Antes de gastar na compra do acessório, é importante ter em vista que alguns detalhes são indispensáveis e devem ser averiguados com rigor.

Escadas de alumínio tipos

As escadas devem ter sido vistoriadas pelo INMETRO e seguir orientações da ABNT. O modelo escolhido deve possuir pés emborrachados (sapatas) e, sendo retrátil, ao ficar fechada não pode oferecer nenhum tipo de perigo como quinas pontiagudas ou afiadas. Devem ser de plástico, emborrachado ou de material que não risque pisos mais sensíveis, como o piso de madeira, mas também se mantenham firmes em pisos mais lisos,como em superficies de cimento queimado.

O tipo mais conhecido de escadas de alumínio retrátil é o “telescópio”. Ela fecha totalmente e fica com altura inferior a 1m, podendo ser guardada e transportada sem nenhum problema. As multifuncionais possuem articulações que podem ser combinadas entre si, agregando degraus e encaixes possibilitando o seu uso na altura apropriada para cada tipo de tarefa.

escada de alumínio, usada em obras e pinturas
escada de alumínio, usada em obras e pinturas

Verificar o peso que é suportado pela escada também é primordial. As escadas produzidas para uso doméstico geralmente possuem modelos e tamanhos variados (algumas são parecidas com pequenos bancos), com mais ou menos degraus, e recomenda-se que o peso não ultrapasse 150 kg. Já as feitas para uso profissional tendem a suportar pesos bem maiores.

Ranhuras nos degraus permitem maior segurança, afastando o risco de escorregões e deslizes. Travas de segurança não deixam que a escada se feche repentinamente. O sistema “X” de sustentação traseira para escadas que possuem degraus unilaterais seguram a escada, impedindo que se dobre ou caia com o peso.

Para sótãos, já existem dispositivos que além de retraírem a escadas de alumínio, deixam-na pequena e muito discreta. No caso de utilização da escada o tempo todo em sua forma normal (diante de uma estante de livros muito grande, por exemplo, numa sala ou biblioteca) é possível encontrar modelos com detalhes coloridos. Formar no jardim uma “estante” colocando placas de madeira entre os degraus pode ser uma opção para vasos de flores e plantas. O mesmo efeito pode ser produzido na decoração de sala ou na decoração de quartos, para expor estatuetas, livros ou qualquer coisa do gênero: pintar a escada com tinta adequada fará o objeto se transformar num móvel criativo e inusitado.

escada de aluminio tipo baqueta
escada de aluminio tipo banqueta
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Nenhum comentário

Deixe uma resposta