Escoramento metálico de Estruturas



Quando o assunto é construção civil há muita coisa para saber, existem muitos produtos e peças utilizadas nesse ramo que as vezes até esquecemos de lembrar na hora de pensar no orçamento da construção. Uma dessas peças são as varas de escoramento, necessárias para dar suporte a peças que serão concretadas, que hoje nas construções em grandes cidades são na maioria dos casos peças de escoramento metálico.

Se antes o escoramento era feito com varas de madeira roliça, hoje é muito mais vantagem faze as escoras com peças de metal. Essas, ao contrário das varas de escoramento de madeira, possuem dimensões padronizadas, sem variação entre as peças, e permitem o ajuste fino da altura da superfície de escoramento, evitando que haja desníveis na superfície da laje ou viga a ser concretada.

Escoramento metálico de estruturas

Escoramento metálico de estruturas

O que é?

O Escoramento Metálico é um sistema composto por elementos de aço ou de alumínio, dependendo das peças, e tem como principal função apoiar as fôrmas de concreto armado, sustentar lajes e/ou vigas transferindo a carga e a sobrecarga das mesmas para o pavimento inferior.

Este material foi desenvolvido para suportar uma grande quantidade de peso, e por isso é fabricado com materiais bastante resistentes com encaixes precisos e com o máximo de ajustes possível para que elas possam se adaptar da melhor maneira a todas as obras.

parte interna de uma obra que usa escoramento metálico para dar suporte a laje superior

parte interna de uma obra que usa escoramento metálico para dar suporte a laje superior

Escoras metálicas suportando formas de laje e vigas. No detalhe percebe-se que as formas são de madeirite plastificado.

Escoras metálicas suportando formas de laje e vigas. No detalhe percebe-se que as formas são de madeirite plastificado.

Esse sistema tem como principais elementos: as escoras pontuais, as torres e ainda as vigas. Essas estruturas são espalhadas com mais ou menos peças de acordo com o tamanho e com o projeto em específico, podendo haver a necessidade de mais ou de menos suportes. Caso você trabalhe na construção de uma ora que necessite de escoramento, é fundamental exigir esclarecimento do profissional técnico responsável de onde devem ser colocadas as escoras metálicas, para evitar acidentes

Comprar ou alugar?

Visto que as peças necessitam de uma manutenção constante como a repintura, engraxe, troca de peças, desamassamento, etc. o melhor é mesmo alugar essas peças, existindo várias empresas que disponibilizam a locação por um preço bastante em conta.

Porém se você desejar comprar essas peças saiba que é um investimento bastante alto. No entanto, dura anos e anos e você pode aluga-la para quem necessitar.

Não tem erro, há sempre quem necessite de alugar essas peças, afinal todas as construções, tanto de prédio como de casas residenciais e comércios necessitam desse suporte na sua construção.

Uso

Normalmente, as empresas que fornecem a locação dos escoramentos metálicos já oferecem a instalação das peças, outras em contrapartida deixam a mão de obra sobre a responsabilidade do construtor. Por isso pergunte sempre antes de contratar o serviço.

No caso de ocorrer algum problema com as peças enquanto estiverem sobre a sua responsabilidade comunique imediatamente o locador que deve substituir a peça defeituosa sem nenhum custo para você.

Preços de escoramento metálico

Os preços do aluguel das escoras metálicas giram em torno dos R$ 50,00 por peça, este preço equivale a um dia de locação. Já o preço para compra pode chegar ao triplo do preço para o aluguel. Por isso pense bem e escolha qual é, para você a melhor opção.

Caso você seja o proprietário da obra, provavelmente vai ficar muito mais em conta o aluguel das peças, afnal, além de mais barato, você devolve as peças após findada a construção, já que você  não irá mais reutilizá-la. A compra fica mais em conta no caso de construtores e empreendedores, que reutilizam as escoras metálicas diversas vezss, havendo assim uma economia de valores bastante grande nesse caso.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários